Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Trilhas de liderança reforçam importância da gestão humanizada no TJMA

Publicado em 4 de Dez de 2025, 17h00. Atualizado em 5 de Dez de 2025, 11h53
Por Asscom ESMAM

Com o objetivo de promover a formação de lideranças capazes de inspirar, engajar e promover ambientes mais empáticos, cooperativos e eficientes dentro do Judiciário maranhense, a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) concluiu duas trilhas de liderança com o tema “Aprendendo a liderar – inspirar pessoas, engajar times e fortalecer a cultura e a missão institucional”. A formação, realizada ao longo do ano, integrou a política institucional de desenvolvimento de lideranças e ampliou a qualificação de magistrados e magistradas em práticas contemporâneas de gestão.

Ao todo, mais de 30 participantes concluíram o programa, que compõe a Formação Continuada credenciada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura (Enfam) e é requisito para vitaliciamento e promoção na carreira. Com três módulos em cada trilha, o curso totalizou 60 horas-aula por turma, combinando momentos presenciais, atividades on-line, oficinas práticas e vivências orientadas por metodologias ativas.

 

 

FOCO NO HUMANO

A formação percorreu temas-chave para a construção de ambientes de trabalho mais saudáveis e colaborativos: comunicação consciente, escuta ativa, segurança psicológica, empatia, cultura organizacional positiva, testes de perfil comportamental, feedback estruturado, gestão de carreira e outras competências essenciais para o exercício da liderança contemporânea.

A desembargadora Sônia Amaral, diretora da ESMAM, enfatiza que fortalecer lideranças é uma estratégia institucional.

“A trilha formativa é mais do que uma capacitação: é um convite a repensar o papel do servidor público como agente de transformação — para si, para sua equipe e para a sociedade”, destaca.

EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS

A condução pedagógica ficou sob responsabilidade da psicóloga e especialista em desenvolvimento humano Fábia Carla Castro Alves. Para ela, a liderança nasce da consciência e da capacidade de reconhecer e desenvolver talentos.

“Liderança não tem a ver com cargos ou status. Um líder reconhece o potencial das pessoas e se compromete a desenvolvê-las. Esse é o tipo de liderança que transforma instituições”, afirma.

A analista judiciária, diretora-gertal adjunta do TJMA e mestra em Administração Mariana Clementino Brandão, atuou como docente auxiliar, reforçando o compromisso do Judiciário com a valorização de suas equipes.

“O fortalecimento da cultura institucional passa pela valorização do capital humano. Estamos trabalhando para que cada líder no TJMA transforme positivamente o ambiente de trabalho e aperfeiçoe os serviços ofertados à sociedade”, ressalta.

IMPACTOS

Os resultados também foram reconhecidos pelos participantes. A juíza Gisa Fernanda Benício, da Comarca de Caxias, destacou a aplicabilidade da formação no cotidiano da gestão. “A formação nos proporciona reflexões e ferramentas para atuarmos de forma mais eficaz e inspiradora, identificando as individualidades da equipe e direcionando melhor a gestão”, afirmou.

Coordenado pela Diretoria de Recursos Humanos (DRH), com apoio da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ-MA) e da ESMAM, o programa reforça a consolidação de uma cultura de liderança madura, humanizada e alinhada à missão do Tribunal de Justiça do Maranhão. As trilhas são ofertadas a magistrados, magistradas e profissionais do TJMA, especialmente aos que exercem funções de chefia, coordenação ou supervisão de equipes.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
YouTube: @eadesmam
Telefone: (98) 2055-2800

GALERIA DE FOTOS