Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

ESMAM apoia capacitação técnica e geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade

Iniciativa integra esforços do Programa Iyá e da PPL Manutenção e Serviços, com foco em autonomia e reinserção social

Publicado em 5 de Nov de 2025, 8h30. Atualizado em 5 de Nov de 2025, 11h54
Por Flávia Brandão

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) é uma das instituições parceiras do Curso de Pintura Industrial Anticorrosiva, ação que promove capacitação técnica e geração de renda para mulheres egressas do sistema prisional e vítimas de violência doméstica. A formação, que acontecerá de 10 a 14 de novembro, na Casa da Mulher Brasileira, em São Luís, faz parte do conjunto de iniciativas do Programa Iyá – Amadrinhamento e Fortalecimento de Mulheres, em parceria com a PPL Manutenção e Serviços.

A desembargadora Sônia Amaral, reuniu-se no dia 3 de outubro com o Gestor de Negócios, Magno Tatagiba, e o Diretor de Novos Negócios, Fernando Vieira (representantes da PPL Manutenção e Serviços) para alinhar detalhes sobre a forma de participação da Escola na iniciativa e fortalecer as ações conjuntas voltadas à inserção profissional das participantes.

Durante cinco dias, as participantes terão aulas teóricas e práticas ministradas por profissionais da área, voltadas à inserção no mercado de trabalho e à ampliação das possibilidades de independência financeira. O curso também abre caminho para contratações diretas pela empresa parceira, reforçando o compromisso com a responsabilidade social e a empregabilidade inclusiva.

A ESMAM participa como apoiadora institucional da ação, ao lado do Poder Judiciário do Maranhão – por meio da Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (UMF) e da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEMulher) –, da Defensoria Pública do Estado, da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) e dos Escritórios Sociais.

A diretora da ESMAM, desembargadora Sônia Amaral, destacou a importância do apoio do Judiciário a ações de fortalecimento feminino com impacto social direto. “A Escola da Magistratura tem um papel que vai além da formação jurídica. Quando apoiamos iniciativas como esta, estamos contribuindo para reconstruir histórias, abrir portas e reafirmar o compromisso da Justiça com a dignidade humana e a inclusão social. A educação é a ferramenta mais poderosa de transformação”, afirma.

AUTONOMIA E DIGNIDADE

Para Mirella Cezar Freitas, coordenadora do Programa Iyá, e juíza auxiliar de Relações Institucionais da ESMAM, curso representa “mais do que uma capacitação técnica: é uma porta de entrada para a autonomia, a dignidade e o pertencimento”. Ela ressalta que a iniciativa é fruto da articulação entre o sistema de justiça, o setor privado e a rede de proteção social, que atuam de forma integrada na criação de oportunidades concretas de recomeço.

A parceria também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 5 e 10), que tratam da igualdade de gênero e da redução das desigualdades, e ao Decreto nº 11.843/2023, que institui a Política Nacional de Atenção às Pessoas Egressas.

  • SERVIÇO
  • Curso de Pintura Industrial Anticorrosiva – Programa Iyá e PPL Manutenção e Serviços
  • Período: 10 a 14 de novembro de 2025
  • Horário: 13h às 17h
  • Local: Casa da Mulher Brasileira – São Luís/MA
  • Realização: Programa Iyá e PPL Manutenção e Serviços
  • Instituições parceiras: Poder Judiciário do Maranhão (UMF e CEMulher), ESMAM, Defensoria Pública, SEAP e Escritórios Sociais

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
YouTube: @eadesmam
(98) 2055-2800

 

GALERIA DE FOTOS