Servidores e servidoras do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) concluíram, nesta sexta-feira (24), em Chapecó (SC), a terceira etapa presencial do Mestrado Profissional em Administração Pública, realizado em parceria entre a Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM).
A fase marcou o encerramento dos encontros presenciais do programa, que agora segue com atividades on-line e, posteriormente, com a etapa de qualificação e defesa das dissertações dos participantes.
O professor Rógis Juarez Bernardy, coordenador executivo do Mestrado TJMA/ESMAM–UNOESC, destacou o sucesso da parceria e o impacto da formação. “A cooperação entre o TJMA, a ESMAM e a UNOESC tem se mostrado muito exitosa, especialmente pela adaptação das disciplinas às demandas reais dos mestrandos. Esse processo de formação tem aproximado teoria e prática, gerando ganhos qualitativos e novas possibilidades de aplicação profissional”, afirmou.
PRÁTICA E INOVAÇÃO
Durante a semana, os participantes cumpriram uma intensa programação de 70 horas-aula, composta por disciplinas obrigatórias e optativas da grade curricular.
Nesta fase, a professora Graciele Tonial ministrou a disciplina Métodos Técnicos Científicos Aplicados, que buscou estimular o pensamento colaborativo e inovador na solução de problemas da administração pública. “Propusemos aos alunos que desenvolvessem soluções para desafios do próprio ambiente de trabalho, utilizando metodologias ágeis e colaborativas. A ideia foi aproximar teoria e prática, estimulando o pensamento inovador e o uso de tecnologias aplicadas ao serviço público”, explicou a docente.
Aulas presenciais ocorreram em Chapecó (SC)
Também foi ofertada a disciplina optativa Responsabilidade dos Agentes Públicos perante os Órgãos de Controle, conduzida pela professora Ieda Margarete Oro, em parceria com os professores Gilvanes Scherer e Rafael Velho. Com participação da professora Michele Kremme, foi ofertada a disciplina Organizações e Sustentabilidade, encerrando o ciclo com a Exposição de banners, orientada por Ieda Margarete Oro, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNOESC.
“Essa colaboração é um catalisador para o desenvolvimento profissional e para a excelência na gestão pública. A força dessa parceria está na integração entre a teoria acadêmica e a prática diária do serviço público”, destacou a coordenadora, sobre a importância da parceria com o TJMA, no fortalecimento da gestão pública.
IMPACTO TRANSFORMADOR
Entre os participantes do curso, o auxiliar judiciário Alan Carlos Coelho Farias definiu a experiência como um marco em sua trajetória profissional. “Há muito tempo eu tinha o propósito de cursar um mestrado, e essa parceria entre o TJMA e a UNOESC tornou isso possível. O intercâmbio com colegas de diferentes regiões é enriquecedor e contribui para desenvolver novas práticas de gestão. A troca de experiências nos inspira a aplicar os conhecimentos adquiridos em projetos que aprimorem os serviços do Tribunal”, afirmou.
O secretário-geral da ESMAM, Carlos Magno Belo Pereira, também aluno do programa, destacou o caráter transformador da formação. “O mestrado tem sido uma vivência de grande valor para o aprimoramento pessoal e profissional. Ele permite aplicar conceitos acadêmicos à gestão pública e fortalecer a prática administrativa no Judiciário. Essa etapa em Chapecó foi um momento de intensa aprendizagem e integração, impulsionando uma atuação mais inovadora e eficiente”, avaliou.
SOBRE O PROGRAMA
Com nota 5 da CAPES, o Programa de Pós-Graduação em Administração da UNOESC é avaliado como “excelente”, combinando sólida formação teórica e conceitual com aplicação prática do conhecimento. Entre os cerca de 80 mestrados profissionais do país, apenas 11 alcançaram esse patamar de excelência.
O curso é estruturado em duas linhas de pesquisa, voltadas ao aprimoramento da gestão pública e do desenvolvimento organizacional:
Linha 1 – Sustentabilidade, Empreendedorismo e Inovação: aborda a sustentabilidade das organizações públicas e privadas, governança territorial, desenvolvimento regional, aprendizagem e competências organizacionais.
Linha 2 – Estratégia e Competitividade: investiga fatores de competitividade, inovação, gestão estratégica e vantagem competitiva sustentável nos diversos setores da economia, com destaque para o setor público e o agronegócio.
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98)2055 2800