Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Inscreva-se para nova etapa do Conectando Leituras

A quinta rodada do projeto acontece no dia 26/11, em formato híbrido

Publicado em 23 de Out de 2025, 9h00. Atualizado em 24 de Out de 2025, 11h20
Por Flávia Brandão

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) realiza, no dia 26 de novembro, às 16h, o último encontro do ano do projeto Conectando Leituras. A atividade, que funciona como um clube literário institucional, será realizada em formato híbrido (presencial e virtual), com transmissão pela plataforma Zoom.

As inscrições estão abertas de 21 a 30 de outubro, com 30 vagas disponíveis para profissionais do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), incluindo magistrados(as), servidores(as), colaboradores(as) e estagiários(as). As inscrições devem ser feitas pelo formulário on-line

O projeto é uma iniciativa da Biblioteca Madalena Serejo, da ESMAM, e tem como objetivo estimular o hábito da leitura e o intercâmbio cultural entre as equipes do Judiciário. Os encontros, realizados bimestralmente, criam um espaço acolhedor de diálogo, reflexão e trocas literárias, fortalecendo a formação humanística e a integração institucional.

COMO FUNCIONA

O Conectando Leituras segue o formato de clube literário institucional, com encontros bimestrais, mediação interativa e espaço aberto para trocas e reflexões sobre as obras selecionadas.

Para esta quinta e última edição do ano, os participantes poderão escolher, no formulário eletrônico de inscrição:

Cartas para a minha mãe, de Teresa Cárdenas, narra, em cartas emocionantes, a trajetória de uma menina cubana que enfrenta o luto, o preconceito e a busca pela própria identidade. Uma história sensível sobre perda, amor e reconstrução.

Almerinda Gama, a sufragista negra – De Cibele Tenório, resgata a história de uma mulher nordestina, negra e feminista que lutou pelos direitos políticos das mulheres no Brasil. Um retrato inspirador de coragem e pioneirismo.

Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior, é um romance premiado que acompanha a vida de duas irmãs no sertão baiano, entrelaçando temas de ancestralidade, luta pela terra e resistência.

Inscreva-se AQUI e vote na obra de sua preferência. 

Após o encerramento das inscrições e da votação, a equipe organizadora divulgará a obra escolhida. O encontro contará ainda com momento de confraternização e troca de livros, e os participantes receberão certificado de 4h/a emitido pelo sistema Tutor.

TEMPORADA 2025

Desde março, o Conectando Leituras vem consolidando-se como um espaço de partilha e aproximação entre os profissionais do Judiciário maranhense. A primeira edição, que abriu a temporada 2025, discutiu “Olhos d’Água”, de Conceição Evaristo, abordando temas como ancestralidade, desigualdade e afetividade. Em seguida, o grupo refletiu sobre os dilemas da loucura e da razão em “O Alienista”, de Machado de Assis, e celebrou a força da educação e da esperança com “O Menino que Descobriu o Vento”, de William Kamkwamba. Na quarta edição, em setembro, os leitores e leitoras se debruçaram sobre “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector, em uma conversa marcada por sensibilidade e debates sobre dignidade e invisibilidade social.

A supervisora de Documentação e Biblioteca da ESMAM, Manoelle Santos, idealizadora do projeto, destacou o entusiasmo e a receptividade do público ao longo do ano, ressaltando o impacto positivo das discussões literárias no ambiente institucional. “O projeto Conectando Leituras foi abraçado com muita satisfação e alegria por todos que conhecem essa proposta de conectar leituras de mundo e de vida por meio das obras literárias. A jornada literária foi rica em conhecimento, leve nas discussões e agradável para todos os participantes”, destacou Manoelle.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
YouTube: @eadesmam
Telefone: (98) 2055-2800

 

GALERIA DE FOTOS