Acontece nesta quinta e sexta-feira (18 e 19/9), na Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), a nova etapa presencial do curso de Formação de Formadores (FOFO N1M3), que tratará sobre métodos ativos para o ensino presencial e virtual no contexto da Educação Judicial.
O Módulo 3, do Nível 1, do curso de Formação de Formadores constitui a terceira etapa do Programa de Formação Docente fixado como uma das metas da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), de qualificação pedagógica de docentes que atuam no âmbito das Escolas Judiciais e de Magistratura. Com isso, tem a finalidade de oferecer subsídios para atuação no magistério, considerando as peculiaridades de seu público e o impacto prático das ações de aprendizagem no cotidiano da profissão.
A nova turma do curso, com credenciamento da Esccola nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura (Portaria Enfam n° 98/2025), é composta por concludentes dos módulos N1M1 e N1M2 e que estão previamente inscritos(as). O módulo terá duração de 16 horas-aula.
A ESMAM informa que para ser aprovado(a), tendo direito à certificação, o(a) cursista terá que realizar todas as atividades determinadas e obter 100% da carga horária ofertada de forma presencial.
O programa de formação de formadores da ESMAM capacitou, nos últimos três anos, mais de 250 alunos e alunas nos Níveis 1, 2 e 3.
O professor Erisevelton Lima, que atuará como formador, explica que essa fase da trilha tem como objetivo explorar conteúdos e práticas que possibilitem o aprofundamento e a consolidação das aprendizagens ocorridas nos módulos 1 e 2, pelos magistrados(as) e servidores(as), de modo que o(a) futuro(a) docente terá ao seu dispor a oportunidade de construir seu portfólio de técnicas de ensino e de estratégias de avaliação, tão indispensáveis para a solidez da prática docente.
Entre os objetivos específicos do módulo estão o desenvolvimento de aulas e cursos com utilização do Arco de Maguerez e da APB das competências; planejamento de estratégias e procedimentos didáticos para aulas e cursos em ambiente virtual de aprendizagem, com vistas ao desenvolvimento de competências profissionais no contexto da educação judicial; uso de portfólios como estratégia e procedimento avaliativo na formação de servidores(as) e magistrados(as); e construção de elementos consistentes quando da elaboração de planos de curso, sequência didática ou aulas que envolvam métodos ativos participativos na formação continuada no Judiciário.
SOBRE OS FORMADORES
Erisevelton Silva Lima é pedagogo, doutor em Educação, trabalha com formação de Magistrados pela Enfam desde o ano de 2012 e atua em cursos de vitaliciamento, formação continuada e formação de formadores.
Fábio Penezi Póvoa é juiz de direito (TJPA). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. Especialista em Direito da Criança e Adolescente pela Universidade Federal do Pará e Escola Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Formador da Enfam.
Núcleo de Comunicação da ESMAM
esmam@tjma.jus.br
Facebook - @esmam.tjma
Instagram - esmam_tjma
(98) 2055 2800