Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

ESMAM abre consulta para definir demandas formativas de 2026

Participe via formulário eletrônico disponível até 17 de outubro. O resultado desse processo será consolidado no Plano Anual e Integrado de Formação do Poder Judiciário do Maranhão (Formar)

Publicado em 11 de Set de 2025, 8h00. Atualizado em 23 de Set de 2025, 11h38
Por Asscom ESMAM

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) iniciou o processo de escuta do público interno para a construção de seu calendário formativo de 2026. A iniciativa, coordenada pela diretora da instituição, desembargadora Sônia Amaral, tem como objetivo alinhar a oferta de cursos e eventos às reais necessidades do Judiciário maranhense.

Até o dia 17 de outubro de 2025, magistrados, servidores(as), chefias e gestores(as) podem indicar até cinco sugestões de atividades formativas que considerem prioritárias para o próximo ano. As propostas devem contemplar áreas relacionadas à atuação judicial e administrativa, com atenção especial às demandas do 1º Grau de jurisdição, além de estarem alinhadas ao planejamento estratégico do TJMA e às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

As contribuições devem ser enviadas por meio de formulário eletrônico disponível em: https://forms.gle/SZWAPmL2GsdKJuBh8

ATENÇÃO! É possível preenchê-lo mais de uma vez, desde que cada submissão corresponda a uma demanda completa.

CONSULTA PÚBLICA

Após o período de recebimento das sugestões, a ESMAM promoverá uma consulta pública on-line no dia 4 de novembro de 2025, em dois momentos: das 15h às 16h para magistrados(as) e das 16h às 17h para servidores(as). O encontro virtual, com link a ser disponibilizado posteriormente, permitirá o debate coletivo sobre as propostas apresentadas e contribuirá para a definição da grade final de eventos.

De acordo com a desembargadora Sônia Amaral, a participação ativa da comunidade judiciária é fundamental para o fortalecimento da política de formação continuada do Tribunal de Justiça do Maranhão. “Queremos ouvir cada voz, compreender as necessidades e, a partir delas, construir um calendário que realmente responda às expectativas de magistrados e servidores”, destacou.

O resultado desse processo será consolidado no Plano Anual e Integrado de Formação do Poder Judiciário do Maranhão (Formar), documento que orienta as ações formativas voltadas ao desenvolvimento profissional e institucional.

 

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

Instagram: @esmam_tjma

Facebook: @esmam.tjma

Youtube: @eadesmam

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br

Telefone:(98) 2055-2800

GALERIA DE FOTOS