Poder Judiciário//Mídias/Notícias

TJMA recebe visita do Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão

Na oportunidade, foram discutidos assuntos de interesse de ambas as instituições

Publicado em 30 de Jan de 2025, 13h00. Atualizado em 30 de Jan de 2025, 16h41
Por Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) recebeu visita de cortesia, nessa quinta-feira (30/1), de representantes do Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão (Sinpol).

A reunião foi conduzida pelo presidente da Corte de Justiça do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho, no Gabinete da Presidência, que ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da parceria entre os órgãos, o aprimoramento dos serviços oferecidos e a ampliação do acesso à Justiça à população. 

Na oportunidade, foram discutidos assuntos de interesse de ambas as instituições, dentre eles, a possibilidade de criação de núcleos de solução de conflitos junto às delegacias para a realização de conciliações pré-processuais nos processos de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), em parceria com o Judiciário maranhense. A proposta foi trazida pelo Sinpol a partir de uma experiência já existente no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

Durante o encontro, o juiz Douglas Lima da Guia (Relações Institucionais/TJMA) enfatizou que a proposta trazida poderá contribuir para o aumento de conciliações, de acordos, prevenindo litígios no Judiciário.

“Essa iniciativa é muito interessante porque é uma forma de concretizarmos a Justiça multiportas, com a sociedade e os órgãos públicos empenhados na construção de uma Justiça ágil e com solução adequada de conflitos construída pelas partes envolvidas”, pontuou.

O presidente do Sinpol, Manoel Alcinê, avaliou positivamente a reunião com o Tribunal de Justiça do Maranhão.

“Nós agradecemos muito ao presidente do TJ pela oportunidade de visitarmos a Presidência, estreitando os laços da nossa categoria com o Poder Judiciário e trazendo uma proposta de projeto na área de conciliação com o objetivo de contribuirmos com a Justiça e com a nossa sociedade”, frisou.

Na ocasião, o presidente do Sinpol entregou ao presidente do TJMA uma proposta de projeto de criação de uma Serventia Extrajudicial Criminal, que será avaliada e discutida pelo Poder Judiciário.

Participaram da reunião a diretora-geral do TJMA, Ticiany Gedeon Palácio, a juíza auxiliar da Presidência, Tereza Nina, além de representantes do Sinpol. 


Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS