Poder Judiciário/Tribunal de Justiça/Institucional/Arquivo

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PROGRAMA DE GESTÃO DOCUMENTAL

O Plano Estratégico do Arquivo Judiciário Des. Milson de Souza Coutinho para os anos de 2020-2024 tem como objetivo consolidar sua atuação estratégica na estrutura do Poder Judiciário do Maranhão, sendo referência na gestão de documentos, na custódia e preservação de acervos e na produção de conhecimento técnico-científico. 
     O plano foi estruturado a partir de três estratégias principais: ampliar o grau de desenvolvimento em gestão de documentos e arquivo das unidades judiciais e administrativas do Tribunal de Justiça; ampliar o acesso aos documentos sob sua custódia e promover a efetivação do Programa de Gestão Documental do Poder Judiciário do Estado do Maranhão. 
     Assim, busca-se a excelência na prestação de serviços, mas, também, promover uma cultura de inovação, com o objetivo de garantir o acesso às informações públicas de forma ágil e segura no âmbito de uma sociedade cada vez mais digital. Com os novos desafios postos às instituições brasileiras, que devem ser modernizadas, de forma a prestar com eficiência e transparência seus serviços à sociedade, o plano reconhece o Arquivo Judiciário como matriz de conhecimento e boas práticas na área de arquivos a nível estadual e apresenta novos métodos de gestão, fluxos, procedimentos e ferramentas. 
     Para dar conta desse desafio, o usuário do Arquivo Judiciário – sociedade e Administração – deve estar em primeiro lugar, projetando-se a expansão e a melhoria de serviços, a fim de aprofundar o impacto social do livre acesso à informação no estado do Maranhão como elemento necessário ao exercício da cidadania, para a defesa de direitos e atuação eficiente da administração pública.