Nessa segunda-feira (7/10), a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA) realizou mais uma atividade de sensibilização do programa Maria da Penha no Cotidiano. Dessa vez, a equipe multidisciplinar da Coordenadoria promoveu debate com os jovens na escola SENAI DI, da Vila Sarney.
A roda de conversa foi direcionada aos jovens aprendizes da empresa KW do Brasil matriculados no curso técnico com Segurança do Trabalho, que discutiram fatores como o conceito de violência doméstica e familiar, as formas de violência, Medidas Protetivas de Urgência e os canais de denúncia.
O momento foi conduzido pelo coordenador administrativo da Cemulher, Arthur Darub, e pela assistente social Josemary Almeida, que ao final do diálogo entregaram materiais informativos elaborados pela Coordenadoria.
O programa Maria da Penha no Cotidiano tem o objetivo de difundir a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), em todo o Maranhão, visando contribuir para a mudança de atitudes e comportamentos sexistas, enfatizando a responsabilidade de todos e todas na erradicação da violência doméstica e familiar contra as mulheres.
A atividade também contou com a presença da professora do SENAI, Cinara Câmara Rodrigues Freire; da gerente da instituição, Scheherazade de Araujo Bastos; e da orientadora educacional do SENAI, Wennedy Ferreira Alves.
Além disso, o analista de ESG da empresa KW do Brasil, Marcelo Barbosa, também esteve presente. A empresa é parceira da Cemulher no programa Valoriza Mulher, uma iniciativa que possui o intuito de incentivar empresas a desenvolverem boas práticas de responsabilidade social, através da execução de ações e projetos voltados ao enfrentamento à violência contra as mulheres e promoção da igualdade de gênero no ambiente corporativo.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026