Magistrados(as) e servidores(as) do Judiciário podem se inscrever, de 4 a 8 de setembro, no curso Como trabalhar com homens autores de violência de gênero - noções para atuação profissional em grupos reflexivos, promovido pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (CEMULHER/TJMA), em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM).
A capacitação presencial acontece nos dias 25 e 26 de setembro, no Auditório do Fórum da Comarca de Imperatriz, com duração de 16 horas-aula. Participa como formador, o professor Raimundo Ferreira Pereira Filho, analista judiciário Psicólogo (TJMA), com atuação técnica especializada em Perícia Psicológica Forense na área criminal de violência contra a mulher.
A abordagem formativa destaca a necessidade de enfrentamento efetivo da violência de gênero, considerando a importância de que, para além das ações punitivas, existam também intervenções que visam mudar a lógica da violência. Nesse âmbito, as intervenções em grupo com homens autores de violência têm se mostrado práticas altamente eficazes e cada vez mais difundidas.
Os profissionais do TJMA podem inscrever-se no sistema acadêmico Tutor.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
COMO ACOLHER O AUTOR DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO NO GRUPO
ASPECTOS HISTÓRICOS DOS GRUPOS REFLEXIVOS E TEORIAS DE GÊNERO
VIOLÊNCIA, MASCULINIDADES E TEORIAS DE GRUPO
INTERVENÇÕES EM GRUPO
SOBRE O FORMADOR
Raimundo Ferreira Pereira Filho é mestre em Ciências da Educação pela Universidade Americana, graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), especialista em Saúde Mental e em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou na área de Educação, como psicólogo e professor educacional, em instituições educacionais públicas e privadas nos níveis infantil, fundamental, médio e superior. Participou na elaboração e implantação do projeto de inclusão educacional da cidade de Imperatriz pela iniciativa pública municipal. Atua há mais dez anos na área jurídica.
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231