O Tribunal de Justiça do Maranhão deu posse, nesta sexta-feira (28/11), ao juiz Pedro Guimarães Júnior, novo titular da 2ª Vara Criminal do Termo Judiciário de São José de Ribamar, da Comarca da Ilha de São Luís, de entrância final. O magistrado foi empossado pelo desembargador Bayma Araújo – decano do Tribunal –, no exercício da presidência do TJMA.
A subdiretora geral do Tribunal, Mariana Clementino, leu o termo de compromisso e posse do juiz no cargo para a qual foi removido, pelo critério de antiguidade, em razão do que estabelece o artigo 169, do Regimento Interno do TJMA, em decorrência de decisão tomada na sessão administrativa do Órgão Especial, realizada no dia 12 de novembro. A solenidade ocorreu no Gabinete da Presidência.
BOM DESEMPENHO
Pedro Guimarães Júnior era juiz auxiliar da Comarca da Ilha, antes de ser empossado para a 2ª Vara Criminal de São José de Ribamar. O juiz relembrou as comarcas pelas quais já passou como titular – Tasso Fragoso, Cantanhede, Codó, Açailândia e São Luís – e como substituto – Imperatriz, Colinas, Rosário e Buriti Bravo.
O magistrado expressou satisfação em assumir uma unidade com competência criminal, área com a qual tem mais afinidade, destacou o bom desempenho de seu antecessor no cargo, juiz Mário Márcio de Almeida Sousa, e manifestou o desejo de manter os números.
A gente vai tentar continuar com esses números excelentes, inclusive, esta semana eu vi que a unidade é a primeira na Meta 1, com mais de 270% de processos julgados nesta meta, e o nosso anseio é de que isso continue", afirmou Pedro Guimarães Júnior.
Na cerimônia de posse, o juiz esteve acompanhado de sua filha Alice, da sogra Ana Sílvia da Fonseca (servidora do TJMA), em solenidade que contou com a presença da chefe de gabinete da Presidência do Tribunal, Tereza Fonseca.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024