A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA) realizou, no dia 18 de novembro, uma palestra educativa na Unidade Escolar Enoc Vieira, no bairro Vila Nova, em parceria com o Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO). A ação integrou o programa Maria da Penha no Cotidiano e teve como foco fortalecer a conscientização sobre os direitos das mulheres e o enfrentamento à violência doméstica e familiar.
A atividade foi conduzida pela assistente social Josemary Almeida e pela analista – especialidade em Direito, Amanda Rolim, integrantes da equipe multidisciplinar da Cemulher. De forma dinâmica e com ampla participação do público, foram abordados temas como o conceito de violência doméstica e familiar, os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha, o ciclo da violência e o funcionamento do pedido de Medidas Protetivas de Urgência On-line.

Parceiro do programa Valoriza Mulher, executado pela Cemulher desde 2019, o OGMO contribui com ações voltadas à responsabilidade social e à promoção da igualdade de gênero tanto no ambiente corporativo quanto junto à comunidade. Representando a instituição, participaram da atividade a equipe de Recursos Humanos e a diretora executiva Ana Barbosa.
PROGRAMA MARIA DA PENHA NO COTIDIANO
Desenvolvido pela Cemulher desde 2014, o programa tem como objetivo difundir a Lei Maria da Penha em todo o Maranhão, estimulando a mudança de atitudes e comportamentos sexistas, além de reforçar a responsabilidade coletiva no combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres. A iniciativa busca fortalecer a cultura de respeito e promover ambientes mais seguros e igualitários.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2023