O Núcleo de Justiça Restaurativa (NEJUR), o Núcleo Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais (NEAV) e o Centro de Acolhimento de Pessoas em Situação de Rua – PopRuaJud do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), realizaram, no dia 19 de dezembro, Círculo de Construção de Paz na Sala de Práticas Restaurativas do NEJUR, com a participação de servidores e colaboradores dos três setores.
A atividade teve como objetivo celebrar as conquistas alcançadas ao longo de 2025, promovendo um espaço de escuta qualificada e diálogo respeitoso, além de fortalecer as parcerias institucionais voltadas à construção de novas ações previstas para o ano de 2026.
Durante o encontro, a metodologia dos círculos possibilitou a troca de experiências, o reconhecimento dos avanços construídos de forma conjunta e a reflexão sobre os desafios enfrentados ao longo do ano. O momento também contribuiu para o fortalecimento dos vínculos entre as equipes, reafirmando a importância do trabalho em rede e da atuação integrada na promoção da cultura de paz. Como forma de agradecimento pela colaboração e parceria, foram doadas cestas básicas aos colaboradores.
Além do caráter celebrativo, o Círculo de Construção de Paz serviu como espaço de alinhamento e planejamento, permitindo o compartilhamento de expectativas e propostas para a continuidade e ampliação das práticas restaurativas no próximo ano.
Desde agosto de 2025, os três setores de políticas judiciárias, sob a coordenação geral da desembargadora Graça Amorim, passaram a ocupar o espaço do antigo Casino Maranhense, localizado na Beira-Mar, o que resultou na melhoria do atendimento às vítimas e às pessoas em situação de rua.
O Núcleo de Justiça Restaurativa (NEJUR) é coordenado pela juíza Larissa Rodrigues Tupinambá Castro, o Núcleo Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais (NEAV) tem como coordenador o juiz Celso Serafim Júnior, e o Centro de Acolhimento de Pessoas em Situação de Rua – PopRuaJud é coordenado pelo juiz Douglas de Melo.
O NEJUR destaca que a atuação integrada e a parceria entre os três setores foram fundamentais para os resultados alcançados em 2025, reafirmando o compromisso do Tribunal de Justiça com uma atuação cada vez mais humanizada, colaborativa e comprometida com a garantia de direitos.

Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023