Poder Judiciário//Mídias/Notícias

TJMA participará da V Caminhada Negra em São Luís

Ação ocorre em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro

Publicado em 29 de Out de 2025, 14h30. Atualizado em 30 de Out de 2025, 10h15
Por Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Comitê de Diversidade, participará, neste sábado (1º/11), da V Caminhada Negra, promovida pela Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), em parceria com o Instituto Da Cor ao Caso.

A concentração ocorrerá às 15h, em frente à Sede do TJMA, na Praça Dom Pedro II, de onde os participantes seguirão o Caminho Ancestral pelo Centro Histórico de São Luís. A iniciativa, organizada anualmente pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), acontece simultaneamente em 14 capitais brasileiras.

Para o diretor de Igualdade Racial da AMB e presidente da AMMA, juiz Marco Adriano Fonseca, o evento é um convite para que magistradas, magistrados, familiares e amigos conheçam as cidades a partir da perspectiva da história da população negra no processo civilizatório nacional.

“A Caminhada Negra é um roteiro turístico, histórico e cultural que nos permite conhecer as histórias e narrativas de grandes protagonistas negros nas diversas regiões do Brasil, destacando as contribuições culturais, sociais e políticas dessas personalidades”, pontuou.

O magistrado também ressaltou que a iniciativa proporciona uma imersão na realidade racial e histórico-social brasileira, sob uma perspectiva antirracista e de combate às diversas formas de discriminação racial na contemporaneidade.

“Venha participar conosco dessa jornada de reflexão, pertencimento e valorização da nossa história e da nossa cultura, por um Judiciário plural!”, convidou.

COMO SE INSCREVER

Para participar, basta acessar o link e preencher o formulário. É importante destacar que as vagas são limitadas. A V Caminhada Negra é aberta à participação de todos/as, independentemente de cor ou etnia.

RACISMO É CRIME. DENUNCIE!

O TJMA mantém um canal exclusivo para o recebimento de denúncias de racismo no âmbito do Poder Judiciário maranhense. Vítimas ou testemunhas de situações discriminatórias podem registrar o caso no Sistema Escuta, disponível no portal institucional.

SERVIÇO

O QUÊ: V Caminhada Negra

QUANDO: 01/11 (sábado)

ONDE:  Frente à Sede do TJMA, às 15h (Praça Pedro II - Centro)

TRAJETO: Centro Histórico de São Luís

 

Faça sua inscrição

 

 

 Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

 

GALERIA DE FOTOS