Com o objetivo de ampliar o acesso à Justiça, promover inclusão social e resgatar a dignidade da população em situação de rua, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e órgãos parceiros promovem, nesta quinta-feira (16/10), mais uma edição do mutirão PopRuaJud, desta vez, na cidade de São José de Ribamar.
A ação acontecerá na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Rua João Alves Carneiro, Moropóia, das 8h às 15h.
No local, o Comitê de Atenção a Pessoas em Situação de Rua do Poder Judiciário estadual e diversas instituições irão prestar serviços jurídicos, de saúde, de assistência social e de cidadania à população em situação de vulnerabilidade social.
Durante o Mutirão PopRuaJud, serão oferecidos à população em situação de rua:
PARCERIA
O PopRuaJud será realizado em parceria com a Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial (COGEX); a Prefeitura de São José de Ribamar; a Secretaria de Estado da Mulher; o SESI; a Justiça Federal – TRF1; a Justiça Eleitoral – TRE; a Justiça do Trabalho – TRT; o Ministério Público do Maranhão - Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Ouvidoria – MPMA; a Defensoria Pública da União (DPU); o VIVA/PROCON; a Defensoria Pública do Estado (DPE); o Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR); o Centro Universitário Florense; e o Movimento de Pessoas em Situação de Rua.
COMITÊ
Instituído pelo Poder Judiciário do Maranhão, o Comitê PopRuaJud é uma iniciativa permanente voltada à promoção de suporte efetivo à população em situação de vulnerabilidade social.
O projeto visa fortalecer a política nacional judicial de atenção à população em situação de rua, implementada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Entre suas atribuições, estão o acolhimento, a proteção social e o fortalecimento dos direitos humanos, além de assessorar a Presidência do TJMA no fomento a políticas judiciárias e ações que contribuam para a superação de barreiras decorrentes das condições de vida hipervulneráveis.
Confira a Relação de serviços oferecidos durante o evento
SERVIÇO
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br