Poder Judiciário//Mídias/Notícias

TJMA leva conciliação e cidadania a cinco municípios em ação integrada

Projeto Conciliação Itinerante desenvolve agenda própria ao longo da semana, e reforça parceria com a Defensoria Pública Estadual

Publicado em 10 de Out de 2025, 8h00. Atualizado em 10 de Out de 2025, 8h03
Por Márcio Rodrigo

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), realiza entre os dias 6 e 10/10, uma série de ações voltadas à promoção da conciliação e ao fortalecimento da cidadania. A iniciativa contempla três municípios com a Conciliação Itinerante — Timbiras, Coroatá e Peritoró — e também marca presença nas cidades de Arari e Anajatuba, por meio da participação no projeto Carreta dos Direitos – Inclusão e Cidadania sobre Rodas, da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA).

Em Timbiras, no dia 6/10, a equipe de conciliadores e conciliadoras do Judiciário solucionou questões como a de Seu Manoel José de Sousa e Dona Francinete Bastos de Sousa, que viveram juntos por 26 anos e estavam separados de fato há três. O casal soube da ação por meio de anúncio em carro de som e decidiu aproveitar a oportunidade para formalizar a dissolução do vínculo matrimonial de forma célere e respeitosa, por meio de consenso. A audiência foi acompanhada pelo filho do casal, Hotton Emanuel, advogado, que destacou a importância da conciliação como instrumento de pacificação. “Hoje acompanho meus pais nesse momento em que o diálogo é o centro da decisão. A iniciativa do TJMA está de parabéns”, pontuou.

Esta imagem mostra quatro pessoas em uma **interação amigável e formal**, possivelmente em um evento de entrega de documentos, premiação ou reconhecimento, realizado em um **ambiente interno** que lembra uma sala de aula ou um espaço comunitário.  ---  ## Descrição Detalhada  As quatro pessoas estão lado a lado, olhando e sorrindo para a câmera, sugerindo que posam para um retrato após um momento significativo.  ### As Pessoas e a Interação  * **À esquerda**, um homem de camisa cinza (camiseta) está com um **aperto de mãos** firme com a mulher ao lado. Ele sorri de forma calorosa. * **No centro**, uma mulher com cabelos loiros e ondulados veste um vestido verde-oliva. Ela segura a mão do homem à esquerda e está ao lado de outro homem, ambos sorrindo. * **Ao lado da mulher**, um jovem veste uma camisa social vinho de manga longa e calças claras. Ele tem o braço na parte de trás da mulher, em um gesto de apoio ou proximidade, e também sorri. * **À direita**, um homem de óculos e camisa polo azul escura com um logotipo da **"TJMA"** e um crachá, aparentando ser um representante oficial, está segurando um **documento dobrado ou envelope** na mão. Sua outra mão toca o ombro do jovem ao lado, e ele também sorri para a câmera.  ### O Ambiente  O fundo sugere um **espaço interno institucional** ou comunitário: * As paredes são brancas com uma faixa azul. * Há cartazes pendurados, incluindo um com a frase **"SEJAM BEM VINDOS"** em uma moldura amarela. * À esquerda, uma **janela com cortinas azuis** escuras e a luz natural entrando. * No plano de fundo, sobre uma mesa, é possível ver um **laptop** e outra pessoa parcialmente visível, sugerindo que a atividade está em andamento. * O teto tem iluminação de teto fluorescente.  No geral, a foto transmite uma sensação de **congratulação**, **celebração** e **sucesso** na conclusão de alguma atividade ou processo.

Seu Manoel, dona Francinete e o filho Hotton, comemoram formalização do acordo.

Nos dias 7, 8 e 9/10, a Conciliação Itinerante esteve em Coroatá, com atendimentos realizados no Fórum local. A ação contou com grande adesão da população, que buscou soluções para conflitos relacionados à pensão alimentícia, regulamentação de guarda de filhos, reconhecimento de união estável e divórcios consensuais. Em meio às audiências, o reconhecimento espontâneo de paternidade feito por Antônio Lima foi um dos destaques da ação realizada no município.

Ele formalizou o vínculo com o filho de 13 anos e garantiu a averbação da paternidade no Cartório de Registro Civil. “Esse reconhecimento é mais do que a inserção de nomes no documento do meu filho. É a garantia de cidadania plena”, afirmou.

Juiz Rodrigo Nina, à esquerda, cumprimenta Antônio Lima, após homologação de acordo.

  • Nesta sexta-feira, 10/10, os atendimentos serão realizados em Peritoró, na Travessa Sete de Setembro, s/n, Filipinho, no prédio da Secretaria de Assistência Social. O agendamento prévio pode ser feito pelo WhatsApp do Nupemec (98) 2055-2283 ou por formulário eletrônico disponível no Portal do TJMA. Pessoas que comparecerem sem agendamento também serão atendidas e orientadas.

CARRETA DOS DIREITOS

Simultaneamente à agenda da Conciliação Itinerante, o Nupemec/TJMA  integra a força-tarefa da Carreta dos Direitos da Defensoria Pública Estadual (DPE/MA), com a atuação de um conciliador e uma conciliadora nas cidades de Arari (7 e 8/10) e Anajatuba (9 e 10/10). Em Arari, o evento foi realizado no Centro de Eventos da cidade e registrou recorde de público, com atendimentos diversos voltados à inclusão social e ao acesso à justiça.

No primeiro dia de atendimento em Anajatuba, (9/10), a ação foi marcada pela formalização da união estável entre Ana Paula Neves, pescadora, e José Benedito Silva, autônomo, moradores do povoado Bacabalzinho, zona rural do município. O casal, que vive junto há 15 anos e tem três filhos menores de idade, celebrou a oportunidade de oficializar sua união de forma gratuita e acessível. “Parabenizamos o projeto pela rapidez na resolução da nossa demanda. Foi tudo muito organizado e acolhedor”, destacou Ana Paula.

Conciliadora do TJMA entrega documento de acordo para Ana Paula e José Benedito (imagem divulgação).

Esta imagem mostra o que parece ser um **ambiente de escritório ou atendimento**.  ---  ## Descrição Detalhada  A fotografia capta quatro pessoas sentadas em torno de uma grande mesa de madeira. A cena sugere um momento de interação ou atendimento, possivelmente em um evento social ou prestação de serviços.  * **Pessoas:**     * No centro, um **homem de óculos** e barba, vestindo uma camisa polo vinho com a estampa "TIMA" no ombro, está sentado à direita da mesa, olhando e interagindo com o casal à sua frente. Ele está digitando em um **laptop** prateado e parece ser o atendente. Ele também usa um relógio de pulso e uma tala no pulso esquerdo.     * À esquerda, um **casal** está sentado. O homem, de boné branco e camisa azul e vermelha, está de perfil, olhando para o atendente. A mulher ao seu lado, de blusa azul e shorts jeans, está sorrindo.     * Ao fundo, uma **mulher de óculos** escuros (possivelmente apenas uma armação com lente clara) e camisa preta com estampa branca está sentada atrás da mesma mesa, também trabalhando em um **laptop** (apenas o topo é visível), sugerindo que há mais de um atendente ou estação de trabalho.  * **Mobiliário e Fundo:**     * A mesa de madeira clara é espaçosa. Há papéis, um celular, e uma garrafa de álcool em gel sobre ela.     * O fundo é uma parede branca simples. O ambiente tem boa iluminação, e é possível ver algumas tomadas e fios pendurados na parede, características de um espaço de trabalho funcional.

Conciliador e conciliadora do TJMA em audiência na Carreta dos Direitos (foto: Adailton Borba/DPE/MA).

As ações realizadas pelo Nupemec, tanto nas agendas próprias quanto em parceria com a Defensoria Pública, reforçam o papel da conciliação como ferramenta de pacificação e transformação social. Para o juiz Rodrigo Nina, coordenador do Nupemec/TJMA, iniciativas como essas representam o compromisso do Judiciário com a sociedade. “A conciliação itinerante e a parceria com a Carreta dos Direitos são exemplos de como o Judiciário pode estar presente onde o cidadão está. É uma justiça que escuta, acolhe e resolve, promovendo dignidade e cidadania de forma concreta”, afirmou o magistrado.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS