Poder Judiciário//Mídias/Notícias

Conciliação Itinerante alcança 93% de acordos na comarca de Timbiras

Projeto realizou quase 250 audiências e negociou cerca de meio milhão de reais

Publicado em 7 de Out de 2025, 8h00. Atualizado em 7 de Out de 2025, 9h52
Por Márcio Rodrigo

O projeto Conciliação Itinerante do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) alcançou 93,1% de índice de conciliação durante os atendimentos realizados na comarca de Timbiras, nesta segunda-feira (6/10). Foram 247 audiências realizadas, com 230 acordos homologados que resultaram em R$ 444 mil em valores negociados. A ação, que prossegue ao longo da semana nas cidades de Coroatá (7 a 9/10) e Peritoró (10/10), é coordenada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA).

A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à Justiça e estimular a resolução consensual de conflitos. A estrutura itinerante disponibiliza à população, conciliadoras e conciliadores formados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que facilitam o diálogo entre as partes envolvidas, incentivando a negociação para que cheguem a um acordo e evitem que o caso vá a julgamento. Isso reduz o tempo de duração dos processos e, em muitos casos, evita até mesmo o ajuizamento de novas ações.

Esta imagem retrata um **evento ou reunião em ambiente aberto/coberto**, com um grande número de pessoas sentadas em uma plateia.  ---  ### Descrição Detalhada  **O Ambiente:**  * O evento está acontecendo em uma área coberta, possivelmente um pátio ou quiosque, com um **telhado de telhas** apoiado por **colunas de madeira escura e metal**. * O fundo revela uma área externa com uma **construção pintada de azul** e branco, decorada com desenhos coloridos, sugerindo que seja um espaço comunitário, escola ou centro social. * O chão é de cimento.  **As Pessoas e a Ação:**  * A maioria das pessoas está **sentada em cadeiras plásticas brancas**, dispostas em fileiras, formando uma plateia atenta. A plateia é diversa em idade e vestimentas. * **Em primeiro plano e à esquerda**, algumas **mulheres da equipe organizadora/palestrantes** estão em pé, interagindo com o público:     * Uma mulher está de pé, vestindo uma camisa que tem uma estampa com a palavra "CONCEIÇÃO" (ou algo semelhante, com as cores amarelo e azul), e parece estar segurando papéis ou uma prancheta, orientando ou coletando informações de uma participante sentada.     * Outra mulher, vestindo roupas escuras (blusa azul marinho de manga longa e calça preta), está logo ao lado, de costas para a câmera, também interagindo com o público. * **Na plateia**, as pessoas estão de costas ou de perfil, olhando predominantemente para a frente, onde estaria o foco do evento. Algumas estão usando bonés brancos. * **No fundo**, é possível ver outras pessoas em pé perto da construção azul, indicando que a movimentação do evento se estende para aquela área também.  A imagem sugere um **momento de informação, palestra, ou atendimento comunitário**, onde participantes estão reunidos para ouvir ou participar de alguma atividade organizada.

TJMA atendeu a comunidade no Centro de Ensino Infantil Reinalda Rodrigues, em Timbiras

Entre os casos de destaque solucionados pelo projeto, está o de Luciane da Silva, de 31 anos, que aguardava há mais de três décadas pelo reconhecimento de paternidade. Laurentino dos Santos, de 61 anos, fez o reconhecimento espontâneo da filha durante a audiência. Quando Luciane nasceu, ele estava trabalhando no Pará e nunca teve condições financeiras para formalizar o vínculo. Ao ouvir o anúncio do projeto por um carro de som, pai e filha decidiram buscar a solução que parecia distante. Luciane saiu da audiência com o documento que vai possibilitar a inserção do nome do pai e dos avós paternos na certidão de nascimento, e com uma nova história para contar.

Hoje é um dia muito importante e eu só posso dizer muito obrigada. Agora a minha certidão de nascimento vai estar completa”, declarou Luciane.

Em outra audiência, o TJMA também solucionou uma demanda sem processo judicial. Rafael Silva, soldador metalúrgico de 21 anos, reconheceu oficialmente a filha de 1 ano e 9 meses. A audiência contou com a presença da mãe da criança, Leane Ávila de Oliveira, também de 21 anos. Juntos, além do reconhecimento, formalizaram o valor e a data de pagamento da pensão alimentícia e a guarda compartilhada, garantindo segurança jurídica e reforçando o compromisso com o bem-estar da filha. “Foi muito bom porque finalmente consegui registrar a minha filha. Posso dizer que é um dia muito feliz”, disse Rafael.

Esta é uma **foto de ambiente interno** que parece capturar uma interação de serviço ou consulta.  ---  ### Descrição Detalhada  Na imagem, **três pessoas** estão sentadas ao redor de uma **mesa branca** que contém um **notebook** aberto, papéis, canetas e um copo descartável.  1.  **Do lado esquerdo** estão um homem mais velho e uma mulher mais jovem:     * O homem mais velho, sentado na ponta, está usando um **chapéu de couro marrom** estilo sertanejo/gaúcho, uma **camiseta mostarda/amarela escura** e **calças jeans escuras**. Ele está apertando a mão do homem do outro lado da mesa.     * A mulher mais jovem está sentada ao lado dele. Ela tem cabelos escuros, veste uma roupa escura e está **sorrindo**, apoiando o queixo na mão. 2.  **Do lado direito** está um homem de óculos, vestindo uma **camisa polo azul brilhante**. Ele é o outro participante do aperto de mãos, e parece estar em uma posição de atendimento ou prestação de serviço, olhando diretamente para o homem à esquerda e sorrindo.  A **ação central** é um **aperto de mãos** amigável entre o homem de chapéu (à esquerda) e o homem de azul (à direita), sugerindo um acordo, cumprimento ou o início/fim de um procedimento.  O **fundo** da sala tem uma **cortina verde escura** e as paredes são azuis com faixas brancas na parte superior. Há também algumas **cadeiras amarelas** visíveis e cartazes ou informações na parede, indicando que pode ser um **ambiente institucional** como uma escola, centro comunitário ou local de atendimento público. A luz é clara, sugerindo um ambiente bem iluminado.

Rafael Silva e Leane Ávila durante audiência que resultou em três acordos

A atuação da Conciliação Itinerante também foi elogiada por profissionais da área jurídica. Dionne Rodrigues, advogado militante há 10 anos na comarca de Timbiras, destacou a importância da ação. “O Tribunal de Justiça está sendo muito feliz em trazer esse serviço para cá. A gente consegue atender muitas pessoas que estavam esperando por uma audiência que dependia de despacho judicial. Agora, com esse mutirão, o Judiciário se aproxima da população e oferece um serviço de interesse público”, afirmou.

Esta é um **close-up** (plano médio-curto) de um homem em um ambiente interno, com pessoas e decoração colorida no fundo.  ---  ### Descrição Detalhada  **Pessoa em Destaque:**  * O foco principal está em um **homem de meia-idade**, com barba e cabelo escuros e levemente grisalhos. * Ele está vestindo um **blazer preto** sobre uma **camisa social azul clara** de botões (desabotoada no colarinho). * Ele usa **óculos de aro fino** e possui uma expressão séria ou concentrada, com a boca ligeiramente aberta, como se estivesse **falando**. * Um pequeno **emblema** (ou broche) é visível na lapela do blazer.  **O Fundo (Desfocado):**  * O fundo da imagem está **suavemente desfocado**, mas é possível identificar que se trata do **mesmo ambiente colorido** das imagens anteriores, com as paredes decoradas com o padrão de **triângulos/lápis de cor** coloridos. * **Várias pessoas** estão visíveis ao fundo, sugerindo que o homem está em um local de reunião, evento ou atendimento (como nos contextos das outras fotos):     * À esquerda, uma mulher de **blusa vermelha** está em pé, em destaque.     * Outras pessoas estão sentadas, incluindo uma mulher vestindo azul marinho e uma criança pequena no colo.     * À direita, uma mulher de cabelo escuro está sentada, olhando para baixo.  A imagem é um **retrato focado** que captura o homem, possivelmente uma figura de autoridade ou palestrante do evento, com o contexto social do local de fundo.

Advogado Dionne Rodrigues elogiou a ação itinerante do TJMA

Dionne também ressaltou o papel conciliador da justiça em cidades pequenas. “As pessoas vivem em sociedade, se encontram todos os dias. O processo não pode ser motivo de afastamento, mas sim de reaproximação. A conciliação evita que a disputa vire algo pessoal. Ela traz uma solução jurídica, pacífica, que respeita os direitos de todos”.

  • Ao longo dos atendimentos em Timbiras, também foram solucionadas demandas de divórcio consensual, reconhecimento e/ou dissolução de união estável, regulamentação de guarda, realizada a coleta de material genético para exame de DNA, e renegociação de dívidas por meio de stands de lojas parceiras do evento: Equatorial Energia, Paraíba, Acertos, Impacto Calçados, Ravena, Casas Carvalho, Loja Tropical, Casas Sampaio e A Movelar.

Atuam nesta etapa do projeto as conciliadoras Aline Cruz, Sheyla Rodrigues, Lucieni Aquino e Vanessa Nunes; e os conciliadores Filon Krause, Lucianno Amado e Gustavo Garcia. A parte administrativa está sob responsabilidade da servidora Fernanda Pinheiro. A ação também contou com o apoio de servidores do fórum de justiça local e da prefeitura municipal.

COROATÁ E PERITORÓ

De terça-feira à quinta-feira (7 a 9/10), o projeto segue para Coroatá, onde atenderá a população no Salão do Júri do Fórum de Justiça, localizado na Rua do Sol, s/n. No dia 10/10, os atendimentos serão realizados em Peritoró, na Travessa Sete de Setembro, s/n, Filipinho, no prédio da Secretaria de Assistência Social.

O agendamento prévio pode ser feito pelo WhatsApp do Nupemec (98) 2055-2283 ou por formulário eletrônico disponível no Portal do TJMA. Pessoas que comparecerem sem agendamento também serão atendidas e orientadas.

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS