Poder Judiciário//Mídias/Notícias

Judiciário reúne mais de mil pessoas na Avenida Litorânea durante a 6ª edição da corrida do TJMA

Servidoras/es, magistradas/os, colaboradoras/es do Judiciário maranhense e público em geral participaram do evento nesse domingo (5/10)

Publicado em 6 de Out de 2025, 13h41. Atualizado em 8 de Out de 2025, 10h47
Por Amanda Campos e Letícia Araújo

Imagine um esporte que não exige equipamentos caros e pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora. A corrida é mais do que um exercício, é uma jornada de qualidade de vida, de bem-estar, de autoconhecimento, de superação e de integração. Tudo isso motivou mais de mil corredoras e corredores a participaram da 6ª Corrida do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), nesse domingo (5/10), na Avenida Litorânea em São Luís

A iniciativa - alusiva à comemoração do Mês da Servidora e do Servidor - com concentração e largada na Praça dos Pescadores, reuniu servidoras, servidores, magistradas, magistrados, colaboradoras e colaboradores do Judiciário maranhense, além do público em geral.

A participação expressiva das corredoras e dos corredores maranhenses reforçou os dados nacionais do Relatório Anual sobre Tendências de Esportes, que demonstram que a corrida foi o esporte mais praticado em 2024, pontuando um aumento de 29% em relação à prática do ano anterior.

Um close-up de um grupo de corredores reunidos antes da largada. No centro, em destaque, está um homem de pele clara, sorrindo e olhando para frente, vestindo a camiseta verde-água oficial da corrida, que exibe a inscrição "6ª CORRIDA DO TJMA MARANHÃO" no peito. Ele usa um boné de beisebol preto com um emblema dourado e a aba ligeiramente inclinada para cima.  Ele está cercado por outros participantes, a maioria também usando a camiseta verde-água, bonés ou viseiras brancas. No canto inferior direito, um outro corredor, de pele escura e bigode, está parcialmente visível. O fundo está repleto de pessoas e estruturas de tendas brancas, indicando a área de concentração. A luz forte, típica de um evento matinal, ilumina os rostos.

Para o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, o sucesso do evento representa não somente a importância de cuidar da saúde, mas também de construir uma Justiça de conexão e cidadania, cada vez mais próxima da população. 

“Essa é uma maneira de valorizarmos os nossos servidores e servidoras, demonstrando que são importantes, que sua saúde e bem-estar são fundamentais, mas também é uma forma de estarmos próximos da população, garantindo acesso à Justiça e à cidadania”, disse.

INTEGRAÇÃO

Uma vista aérea e diagonal captura uma corrida de rua ao longo de uma estrada costeira no final da tarde.  Um grande grupo de corredores, a maioria vestindo camisetas de cor verde-água/ciano idênticas, está correndo em direção ao primeiro plano. Eles ocupam a maior parte da pista no asfalto liso.  À esquerda, há um passeio ou calçadão elevado de concreto ao lado da estrada, com alguns corredores e espectadores. Mais à esquerda, há uma estrutura de madeira sobre a água (possivelmente um píer ou deck).  À direita da pista de corrida, há uma fila de carros estacionados, incluindo SUVs brancos, pretos e vermelhos.  Acima da área estacionada, uma colina íngreme e verde e coberta de mato domina o lado direito.  Ao fundo, uma linha de prédios altos e modernos se estende ao longo da paisagem urbana.  O sol está se pondo no canto superior esquerdo, criando um brilho dourado e alaranjado sobre a cena, com as luzes da rua acesas ao longo do percurso. A cena transmite uma sensação de atividade e energia em um ambiente litorâneo.

Coordenado pela Diretoria de Recursos Humanos (DRH/TJMA), o evento contou com as categorias 5km (Interno e Externo), 10km (Interno e Externo), 5km PCD Andante, 5km PCD Cadeirante, e por faixa etária: 5km e 10km (Interno e Externo)

Para a diretora de RH, Diana Bastos, a sexta edição da corrida, além das premiações, garantiu a integração entre as/os participantes.

Um plano médio captura duas mulheres no que parece ser um pódio ou palco de premiação, ambas sorrindo e celebrando uma conquista.  A mulher à esquerda, com cabelo escuro preso sob uma viseira branca, está vestindo uma camiseta verde-água e calças escuras. Ela exibe um sorriso radiante, olhando para cima e para a esquerda, e faz um polegar para cima com a mão direita. Ela usa um cordão de medalha vermelho com duas medalhas de ouro e bronze penduradas em seu peito. Sua camiseta tem um logotipo colorido impresso.  A mulher à direita, com cabelo castanho solto e também vestindo uma camiseta verde-água e viseira branca, sorri amplamente enquanto estende as mãos para segurar ou entregar uma grande medalha de ouro para a mulher à esquerda. Seus olhares se cruzam, com a mulher da direita olhando para a medalha e para a outra mulher.  O fundo é predominantemente branco e iluminado, com partes da estrutura metálica (treliças) do palco visíveis na parte superior. A luz do dia é forte. A cena transmite alegria, sucesso e a emoção de uma premiação esportiva.

“Tivemos a grande alegria de contar com a participação de mais de mil pessoas da comunidade, dos nossos/as servidores/as e magistrados/as, todos reunidos investindo na qualidade de vida, no cuidado, no bem-estar e na integração do Judiciário com toda a sociedade maranhense. O evento teve a participação massiva e muito empenho, muita garra e animação de todos e todas”, frisou.

Realizada com a superação e a vitória, a campeã geral dos 10 km feminino, Theandra Jesus Costa, contou que já pratica o esporte há cerca de dois anos e que a corrida foi responsável pela mudança de rotina. Agora, ela vive uma vida saudável e coleciona vitórias nas competições em que participou.

Uma foto de uma corredora feminina cruzando a linha de chegada da prova, com os braços erguidos em sinal de vitória. A corredora, de pele escura e cabelo preso em um coque, está no centro da imagem, vestindo a camiseta verde-água e shorts escuros. Ela tem o número de peito 1018 e usa óculos de sol, com a cabeça inclinada para trás e um sorriso de alegria.  Duas jovens auxiliares, idênticas às da imagem anterior, seguram a faixa de chegada branca com as cores do evento para ela cruzar. A faixa está posicionada na altura do seu peito. A linha de chegada é ladeada por cones laranjas.  Ao fundo, a avenida está cheia de pessoas assistindo e um grupo aplaude a chegada da atleta no canto direito. O sol da manhã brilha forte, criando um forte contraluz e um clima de euforia e conquista.

“A sensação de sair daqui hoje com a vitória é ótima, ainda mais quando percebemos que todos aqui deram o seu melhor, se esforçaram para alcançar conquistas. Subir ao pódio é maravilhoso”, afirmou.

ACESSIBILIDADE

Vencedor da categoria PCD, Valdir Simão de Sousa (primeiro corredor da esquerda para a direita com capacete preto e amarelo), percorreu 5 km ao lado de três amigos. Ele, que já acumula um histórico de corridas de rua na trajetória, participou de sua 1ª corrida organizada pelo TJMA e destacou a acessibilidade e o espírito esportivo como elementos principais de uma competição.

“É gratificante correr entre amigos, porque não tem competição, o mais importante é estarmos celebrando mais uma corrida em São Luís, então ganhar o primeiro lugar é uma consequência”, declarou.

JORNADA DE BEM-ESTAR 

A corrida nos ensina a ouvir o corpo, a mente e a alma. A cada passo uma conquista. A cada chegada uma vitória coletiva. 

Foi o caso da maratonista Karla Ribeiro, servidora da comarca de Caxias, que viajou cerca de 361 km para participar da 6ª corrida do TJMA. 

Uma foto vibrante do pódio da categoria feminina após a corrida. Três mulheres estão de pé em uma estrutura elevada, com um grande painel de fundo que exibe o logotipo da "6ª CORRIDA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO MARANHÃO" e os percursos.  A vencedora, no degrau central mais alto, é uma mulher de cabelos cacheados e ruivos. Ela veste uma camiseta rosa choque e shorts pretos, e ostenta uma medalha prateada no pescoço. Ela ergue os dois braços, com as palmas abertas, em celebração, e usa óculos de sol com lentes espelhadas. Seu número de peito é o 1251.  As segunda e terceira colocadas estão nos degraus laterais, ambas vestindo a camiseta verde-água da corrida. Elas seguram troféus em formato estilizado sobre a cabeça com uma das mãos e balançam a outra mão em celebração. Elas também usam medalhas e estão com kits de premiação, que incluem sacolas e placas de reconhecimento. A mulher à esquerda tem cabelo preso em um coque e a mulher à direita usa um boné e óculos de sol.  No canto inferior direito, uma pessoa com a mão estendida filma a cena com um celular. No chão, em frente ao pódio, há outros troféus menores alinhados.

Ao conquistar o 1º lugar na categoria Geral Feminino Interno, Karla Ribeiro enalteceu a importância do evento para a promoção da qualidade de vida e integração de servidoras, servidores e da comunidade em geral, parabenizando a Justiça pela iniciativa.

“Viajamos para participar da corrida, pela qualidade de vida e ainda contemplar esse visual lindo, na Avenida Litorânea. O esporte, hoje, faz parte da minha vida, é um hábito saudável que eu tenho. Então, sempre participo de corridas e maratonas no Brasil e no exterior também. Amei participar mais uma vez desse evento do Tribunal de Justiça. Parabéns à comissão organizadora por essa ação maravilhosa! Gratidão!”, disse.

O funcionário terceirizado da Divisão Odontológica do TJMA, Josenaldo Mendes, que trabalha há 28 anos na Justiça maranhense, também adotou a corrida como esporte preferido da sua vida há 15 anos. Sempre participa da corrida do TJMA e mais uma vez ganhou premiação em sua categoria, conquistando o 2º lugar nela.

Uma foto captura o pódio da premiação da categoria masculina, realizada sob um sol forte e céu azul claro.  Três homens estão de pé em uma estrutura de palco elevada. Atrás deles, há um grande painel de fundo que exibe o logotipo da "6ª CORRIDA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO MARANHÃO".  O Vencedor: No centro, no degrau mais alto, está um homem magro de pele escura. Ele veste a camiseta verde-água oficial e shorts pretos. Ele sorri, usa óculos de sol esportivos escuros, e ergue com as duas mãos uma medalha que parece ser de ouro (1º lugar). Seu número de peito é o 1252.  Segundo Colocado: À esquerda do vencedor, no degrau ligeiramente mais baixo, está um homem de pele morena, vestindo uma camiseta branca e shorts azul-marinho. Ele usa uma viseira branca e também sorri, segurando sua medalha (prata ou bronze). Seu número de peito é o 1244.  Terceiro Colocado: À direita do vencedor, no degrau mais baixo, está um homem de pele escura. Ele veste a camiseta verde-água e shorts cinzas. Ele sorri, gesticulando um polegar para cima com a mão direita e segura sua medalha (bronze) com a outra. Seu número de peito é o 1206.  No canto inferior direito, uma mulher usando a camiseta verde-água e uma viseira branca está curvada, preparando e organizando as próximas medalhas a serem entregues. A estrutura do palco é visível, com treliças de metal no topo.

“Sempre me inscrevo nas corridas do TJMA. É uma ação muito legal que faz bem para a nossa saúde. Agradeço à Justiça por mais esta oportunidade e ao incentivo de amigos do trabalho”, disse.

AÇÃO SOLIDÁRIA

O evento integrou campanha de arrecadação de alimentos que beneficiou 8 instituições de caridade. Ao todo foram doados 1231 kg de alimentos e 906 unididades de sabonetes para as seguintes instituições: 

  • 1. Casa Acolher (portadores de HIV)
  • 2. Casa do Pão - Projeto da Igreja do Carmo (idosos)
  • 3. Pouso Obras Sociais
  • 4. Solar do Outono (idosos)
  • 5. Creche Estrela do Oriente (crianças)
  • 6. Casa Abrigo (mulheres)
  • 7. Casa da Criança (crianças)
  • 8. Escola de Cegos (pessoas com deficiência visual)

APOIO EMPRESARIAL

O evento contou com a parceria de 13 empresas apoiadoras comprometidas com ações de saúde, qualidade de vida, sustentabilidade e acessibilidade durante o evento.

Empresas apoiadoras:

  • Grupo Sabedoria
  • Terra Nordeste
  • Sicredi Lençóis
  • Shopping São Luís
  • CTR Diagnósticos
  • Grupo Mateus
  • Bio Extratus
  • FarmaFórmula
  • Ótica Blessed
  • Esmeer Aromatizadores e Perfumes
  • Faculdade Estácio
  • Danielle Noleto Óleos Essenciais
  • Parque Botânico da Vale
     

Confira as Relações de Vencedoras e Vencedores da 6ª Corrida do TJMA

Confira o álbum completo de imagens do repórter fotográfico Ribamar Pinheiro

Confira o álbum de imagens aéreas do jornalista Márcio Rodrigo
 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS