Imagine um esporte que não exige equipamentos caros e pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora. A corrida é mais do que um exercício, é uma jornada de qualidade de vida, de bem-estar, de autoconhecimento, de superação e de integração. Tudo isso motivou mais de mil corredoras e corredores a participaram da 6ª Corrida do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), nesse domingo (5/10), na Avenida Litorânea em São Luís
A iniciativa - alusiva à comemoração do Mês da Servidora e do Servidor - com concentração e largada na Praça dos Pescadores, reuniu servidoras, servidores, magistradas, magistrados, colaboradoras e colaboradores do Judiciário maranhense, além do público em geral.
A participação expressiva das corredoras e dos corredores maranhenses reforçou os dados nacionais do Relatório Anual sobre Tendências de Esportes, que demonstram que a corrida foi o esporte mais praticado em 2024, pontuando um aumento de 29% em relação à prática do ano anterior.
Para o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, o sucesso do evento representa não somente a importância de cuidar da saúde, mas também de construir uma Justiça de conexão e cidadania, cada vez mais próxima da população.
“Essa é uma maneira de valorizarmos os nossos servidores e servidoras, demonstrando que são importantes, que sua saúde e bem-estar são fundamentais, mas também é uma forma de estarmos próximos da população, garantindo acesso à Justiça e à cidadania”, disse.
INTEGRAÇÃO
Coordenado pela Diretoria de Recursos Humanos (DRH/TJMA), o evento contou com as categorias 5km (Interno e Externo), 10km (Interno e Externo), 5km PCD Andante, 5km PCD Cadeirante, e por faixa etária: 5km e 10km (Interno e Externo).
Para a diretora de RH, Diana Bastos, a sexta edição da corrida, além das premiações, garantiu a integração entre as/os participantes.
“Tivemos a grande alegria de contar com a participação de mais de mil pessoas da comunidade, dos nossos/as servidores/as e magistrados/as, todos reunidos investindo na qualidade de vida, no cuidado, no bem-estar e na integração do Judiciário com toda a sociedade maranhense. O evento teve a participação massiva e muito empenho, muita garra e animação de todos e todas”, frisou.
Realizada com a superação e a vitória, a campeã geral dos 10 km feminino, Theandra Jesus Costa, contou que já pratica o esporte há cerca de dois anos e que a corrida foi responsável pela mudança de rotina. Agora, ela vive uma vida saudável e coleciona vitórias nas competições em que participou.
“A sensação de sair daqui hoje com a vitória é ótima, ainda mais quando percebemos que todos aqui deram o seu melhor, se esforçaram para alcançar conquistas. Subir ao pódio é maravilhoso”, afirmou.
ACESSIBILIDADE
Vencedor da categoria PCD, Valdir Simão de Sousa (primeiro corredor da esquerda para a direita com capacete preto e amarelo), percorreu 5 km ao lado de três amigos. Ele, que já acumula um histórico de corridas de rua na trajetória, participou de sua 1ª corrida organizada pelo TJMA e destacou a acessibilidade e o espírito esportivo como elementos principais de uma competição.
“É gratificante correr entre amigos, porque não tem competição, o mais importante é estarmos celebrando mais uma corrida em São Luís, então ganhar o primeiro lugar é uma consequência”, declarou.
JORNADA DE BEM-ESTAR
A corrida nos ensina a ouvir o corpo, a mente e a alma. A cada passo uma conquista. A cada chegada uma vitória coletiva.
Foi o caso da maratonista Karla Ribeiro, servidora da comarca de Caxias, que viajou cerca de 361 km para participar da 6ª corrida do TJMA.
Ao conquistar o 1º lugar na categoria Geral Feminino Interno, Karla Ribeiro enalteceu a importância do evento para a promoção da qualidade de vida e integração de servidoras, servidores e da comunidade em geral, parabenizando a Justiça pela iniciativa.
“Viajamos para participar da corrida, pela qualidade de vida e ainda contemplar esse visual lindo, na Avenida Litorânea. O esporte, hoje, faz parte da minha vida, é um hábito saudável que eu tenho. Então, sempre participo de corridas e maratonas no Brasil e no exterior também. Amei participar mais uma vez desse evento do Tribunal de Justiça. Parabéns à comissão organizadora por essa ação maravilhosa! Gratidão!”, disse.
O funcionário terceirizado da Divisão Odontológica do TJMA, Josenaldo Mendes, que trabalha há 28 anos na Justiça maranhense, também adotou a corrida como esporte preferido da sua vida há 15 anos. Sempre participa da corrida do TJMA e mais uma vez ganhou premiação em sua categoria, conquistando o 2º lugar nela.
“Sempre me inscrevo nas corridas do TJMA. É uma ação muito legal que faz bem para a nossa saúde. Agradeço à Justiça por mais esta oportunidade e ao incentivo de amigos do trabalho”, disse.
AÇÃO SOLIDÁRIA
O evento integrou campanha de arrecadação de alimentos que beneficiou 8 instituições de caridade. Ao todo foram doados 1231 kg de alimentos e 906 unididades de sabonetes para as seguintes instituições:
APOIO EMPRESARIAL
O evento contou com a parceria de 13 empresas apoiadoras comprometidas com ações de saúde, qualidade de vida, sustentabilidade e acessibilidade durante o evento.
Empresas apoiadoras:
Confira as Relações de Vencedoras e Vencedores da 6ª Corrida do TJMA
Confira o álbum completo de imagens do repórter fotográfico Ribamar Pinheiro
Confira o álbum de imagens aéreas do jornalista Márcio Rodrigo
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024