A edição 2025 da campanha “Destralhe”, promovida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), encerrou suas atividades no dia 20 de setembro com resultados positivos. A iniciativa reforça o compromisso do Judiciário maranhense com a sustentabilidade, a correta destinação de bens e a promoção de práticas conscientes no ambiente de trabalho.
O presidente da Coordenadoria de Sustentabilidade do TJMA, desembargador Ricardo Duailibe, ao centro, com servidores/as e colaboradores/as no mutirão de limpeza de 20/9
Entre os dias 15 e 20 de setembro, foram arrecadados 177 itens patrimoniais, provenientes de 32 unidades do Judiciário estadual, entre coordenadorias, diretorias, gabinetes e varas. Entre os bens devolvidos constam mesas, cadeiras, armários, equipamentos de informática e eletrodomésticos, que foram encaminhados para reaproveitamento, remanejamento, doação ou descarte sustentável.
Diferentemente dos anos anteriores, não houve devolução de bens de consumo, reflexo da implementação do Almoxarifado Virtual (Resolução-GP nº 28/2024-TJMA), sistema que adota modelo de gestão sob demanda (just in time), evitando estoques excessivos e desperdícios.
DESTAQUES NAS UNIDADES
Na Comarca de Caxias, além da devolução de bens, foram catalogados e doados materiais de expediente, como grampeadores e colas, para instituições beneficentes locais. Itens em condições de reparo, como cadeiras, foram separados para conserto e remanejamento.
Durante o Dia Mundial da Limpeza (20/9), servidores, servidoras, colaboradores e colaboradoras participaram de um mutirão de limpeza nas dependências do Fórum.
Já a Divisão de Material e Patrimônio do Fórum de São Luís destacou-se pelo reaproveitamento de bens inservíveis, como cadeiras, poltronas, mesas e eletrodomésticos.
O trabalho de recuperação, feito com peças de equipamentos danificados, gerou uma economia estimada em quase R$ 600 mil para o Tribunal, recursos que puderam ser destinados a melhorias na estrutura do fórum, incluindo reformas e aquisição de novos bens em benefício do Judiciário e da comunidade
Móveis do Fórum que tiveram os pés recuperados por meio da iniciativa da Divisão de Patrimônio
A Coordenadoria de Manutenção de Equipamentos também registrou mais de 100 solicitações de devolução de itens de informática, como notebooks, CPUs, monitores, nobreaks e estabilizadores, durante o período da campanha
PALESTRA E MUTIRÃO DE LIMPEZA
A programação contou ainda com a palestra “Destralhe-se: os benefícios da organização para a saúde mental”, ministrada pela psicóloga Ingrid Rodrigues, da Divisão Médica, no dia 18 de setembro.
A atividade reuniu servidores e servidoras no Salão do Júri do Fórum Desembargador Sarney Costa e ofereceu certificação pela Escola Superior da Magistratura (ESMAM).
No encerramento, em 20 de setembro, foi realizado o mutirão de limpeza na Sede do TJMA, em alusão ao Dia Mundial da Limpeza. A iniciativa contou com a parceria com a Diretoria Administrativa, por meio da Coordenadoria de Serviços e Transportes, com a participação dos colaboradores e das colaboradoras terceirizados/as.
HISTÓRICO E OBJETIVOS DA CAMPANHA
A campanha é realizada desde 2018 pela Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, em parceria com unidades de material, manutenção e gestão documental do TJMA.
Realizada anualmente na semana do Dia Mundial da Limpeza, a iniciativa incentiva a devolução e o reaproveitamento de bens, a doação a instituições beneficentes e a destinação de itens inservíveis para cooperativas de reciclagem. Também contempla ações voltadas à saúde mental, como palestras e rodas de conversa, reforçando a importância de ambientes organizados e sustentáveis.
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055 2026