Moradores dos municípios de Araioses e São Bernardo foram atendidos nesta quarta-feira e quinta-feira (17 e 18/9) pelo projeto Conciliação Itinerante, promovido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). A iniciativa levou cidadania e soluções jurídicas para a população, com atendimentos realizados dentro do ônibus da conciliação, estacionado em pontos centrais das cidades.
Em São Bernardo, as microempreendedoras Aurideia da Silva, Auricélia Araújo e Teresa Carvalho (vestidas com blusas brancas e preta na imagem abaixo), conseguiram formalizar um acordo com a Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte – Finsol, após três tentativas feitas anteriormente de forma individual. Com o apoio da equipe de conciliação, elas renegociaram uma dívida solidária e celebraram o resultado. “Agora é pagar e reaver o crédito na praça para seguir com os nossos microempreendimentos”, comemorou Auricélia. A audiência foi conduzida pela conciliadora Ana Cléa Mendes, e o acordo foi homologado pelo juiz Duarte Henrique, que coordena os trabalhos desta etapa do projeto.
A iniciativa é promovida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), presidido pelo desembargador José Nilo Ribeiro Filho e coordenado pelo juiz Rodrigo Nina.
Juiz Duarte Henrique entrega documento de acordo às três microempreendedoras
Em outro caso atendido pela ação, Francisco Rocha compareceu ao ônibus da conciliação para reconhecer espontaneamente a paternidade da filha de três anos. A ausência no registro havia ocorrido por motivos de viagem a trabalho, na época do nascimento da criança. Com o acordo, o nome dele e dos avós paternos serão incluídos no registro civil da filha. Francisco e Maria Antônia, mãe da menina, aproveitaram a oportunidade para formalizar a união estável que já mantinham há seis anos, resolvendo duas pendências familiares em poucas horas.
Francisco e Maria Antônia participam de audiência com o conciliador Alves
ARAIOSES
Em Araioses, a atuação do projeto Conciliação Itinerante foi elogiada por advogados que participaram das audiências. A advogada Adélia Cristina Melo (de frente na imagem abaixo) destacou a importância da conciliação para destravar processos e promover soluções equilibradas. “A conciliação é o meio-termo, e isso é muito importante para terminar o litígio”, afirmou.
Já o advogado Roberto Guerra, que participou de 23 audiências cíveis no ônibus, ressaltou que mesmo quando não há acordo, a audiência de conciliação é positiva pois impulsiona os processos para a instrução e julgamento. “Esperamos que o projeto volte para a nossa comarca o mais breve possível”, comentou.
Advogado Roberto Guerra (vestido de azul) acompanha cliente em uma das 23 audiências agendadas pelo projeto
O juiz Duarte Henrique fez um balanço positivo dos quatro primeiros dias de atendimento. “Foi uma semana bem exitosa. Em Tutóia, Araioses e São Bernardo tivemos inúmeros atendimentos e resolvemos diversas questões. A população respondeu muito bem à iniciativa”, avaliou.
A equipe que atua nesta etapa do projeto é composta pelas conciliadoras Ana Cléa Mendes e Fernanda Pinheiro, e pelos conciliadores Guilherme Alves, Filon Krause Neto, Alan Carlos e João Filho. A parte administrativa está sob responsabilidade da servidora Édila Albuquerque. A ação conta com o apoio de magistrados(as) e servidores(as) dos fóruns locais, além da parceria das prefeituras, que cedem estrutura para a realização dos serviços.
Equipe da Conciliação Itinerante após o encerramento dos atendimentos realizados na comarca de Araioses
MAGALHÃES DE ALMEIDA
Encerrando a semana de atendimentos abertos à população, o projeto Conciliação Itinerante estará nesta sexta-feira (19/9) em Magalhães de Almeida, das 8h às 17h, na Rua Manoel Pires de Castro, s/n, Centro (Praça da Igreja Santo Antônio). O agendamento pode ser feito pelo WhatsApp do Nupemec: (98) 2055-2283 ou por formulário eletrônico disponível no Portal do TJMA. Pessoas sem agendamento também serão atendidas e orientadas pela equipe.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026