O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, promoveu, nesta quinta-feira (18/9), a palestra “Os benefícios da organização para a saúde mental”, conduzida pela psicóloga Ingrid Rodrigues, servidora da Divisão Médica do TJMA. O evento, em parceria com a Coordenadoria de Saúde, ocorreu no Salão do Júri Orville de Almeida e Silva, no Fórum Des. Sarney Costa, em São Luís, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do TJMA no YouTube.
A atividade faz parte da Campanha Destralhe 2025, que segue até 20 de setembro, com ações voltadas à sustentabilidade, ao bem-estar no trabalho e ao fortalecimento da responsabilidade socioambiental no âmbito do Judiciário maranhense. O curso teve duração de duas horas-aula, com certificação da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam), válida para fins de aperfeiçoamento na temática socioambiental.
REFLEXÕES SOBRE A VIDA
Abrindo a palestra com uma referência ao filme Dias Perfeitos, dirigido por Wim Wenders, Ingrid Rodrigues convidou os participantes a refletirem sobre o verdadeiro significado de equilíbrio e plenitude no dia a dia.
A definição do senso comum de dia perfeito é aquele em que tudo dá certo, aquele dia que a gente tem excelentes notícias. Mas, a gente nunca se dá conta de que o dia perfeito pode ser um dia comum, um dia pleno, um dia que eu fui eu mesmo. Aquele dia que eu escolhi fazer coisas e consegui vencer as coisas que eu fiz”, afirmou.
Ao longo da exposição, a psicóloga destacou a importância da persistência, da energia investida e da disponibilidade para a mudança como fatores determinantes para a saúde mental. “A minha vida só muda se eu estiver disponível para mudança. E o que faz com que uma coisa dê certo? É a persistência. Eu preciso investir energia em tudo o que eu faço”, enfatizou.
SAÚDE MENTAL, TRABALHO E ESCOLHAS
Ingrid também ressaltou o papel do trabalho na vida das pessoas, chamando atenção para os limites necessários à preservação do bem-estar. “A gente sabe que existe um lado do trabalho que pode adoecer, mas o trabalho também tem um lado terapêutico”, destacou.
Uma coisa é ser reconhecido, outra é ser escravo de 'feedback'. Pessoas que vivem em sacrifício, trabalhando excessivamente, muitas vezes não conseguem usufruir de tudo isso”, ressaltou Ingrid.
Para a psicóloga, é preciso desenvolver hábitos saudáveis e reconhecer a importância das experiências no processo de amadurecimento. “As nossas experiências nos ensinam e fazem parte da nossa existência. Se não cultivarmos hábitos e estímulos de uma vida saudável, isso deixará de ser a regra e passará a ser apenas uma exceção”, frisou.
O que acontece na minha vida, mesmo tendo interferências dos outros, é minha escolha”, refletiu a psicóloga.
O evento contou com a participação do presidente da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, desembargador Ricardo Duailibe, que agradeceu a participação de magistrados/as e servidores/as no evento. “Todos nós que participamos desta palestra saímos melhores do que chegamos. Agradecemos imensamente a presença de todos e destacamos este momento como um grande feito da nossa Coordenadoria”, enfatizou.
CAMPANHA DESTRALHE 2025
Com o lema “Mais sustentabilidade e menos desperdício”, a Campanha Destralhe estimula práticas que unem responsabilidade social, organização e sustentabilidade. A ação contempla desde a destinação de bens ociosos e irrecuperáveis de forma ambientalmente adequada, até a doação de materiais a instituições públicas e entidades sem fins lucrativos, além do incentivo à limpeza digital e documental em todas as unidades do Judiciário maranhense.
As ações são desenvolvidas em alusão ao Dia Mundial da Limpeza, celebrado em setembro, e buscam promover qualidade de vida, eficiência na gestão de recursos e engajamento coletivo.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024