Poder Judiciário//Mídias/Notícias

Desembargadora Oriana Gomes é homenageada em sessão de aposentadoria no TJMA

Cerimônia conduzida pelo presidente Froz Sobrinho destacou o legado da magistrada e reuniu familiares, colegas, amigos(as), servidores(as) e autoridades para celebrar sua atuação profissional e humana

Publicado em 16 de Jul de 2025, 15h30. Atualizado em 17 de Jul de 2025, 8h51
Por Danielle Limeira

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realizou, nesta quarta-feira (16/7), uma sessão solene em homenagem à desembargadora Oriana Gomes, que se aposenta na magistratura após uma carreira marcada por dedicação, conhecimento jurídico e compromisso com a Justiça. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, e reuniu familiares, colegas magistrados e magistradas, representantes do Ministério Público, docentes, servidores(as) e amigos(as) da homenageada.

A imagem mostra um grupo de pessoas, aparentemente em um tribunal ou sala de audiências, vestindo togas pretas com detalhes vermelhos. Há aproximadamente 20-25 indivíduos, a maioria homens, mas também algumas mulheres. Eles estão em pé, dispostos em semicírculo, e parecem estar participando de uma cerimônia ou evento formal.No centro da imagem, uma mulher idosa, também vestindo uma toga, está falando ao microfone, segurando o que parece ser um documento ou pasta azul. Ao lado dela, um homem mais alto, também de toga, a observa.Ao fundo, há uma parede de mármore e, no centro, uma cruz grande e simples, ladeada por duas bandeiras: uma bandeira do Brasil (verde, amarela e azul) à esquerda, e uma bandeira com listras brancas e vermelhas, e um triângulo azul com uma estrela branca (que parece ser a bandeira do estado do Maranhão), à direita. O ambiente é bem iluminado, com iluminação embutida no teto.No canto inferior esquerdo da imagem, há uma placa em um balcão de madeira. O piso é de madeira escura com um padrão xadrez no centro.

A primeira a prestar homenagem foi a ex-procuradora-geral de Justiça, Elimar Figueiredo de Almeida Silva, que lembrou o início da trajetória da desembargadora, ainda como promotora de Justiça em Barreirinhas. “Como era de se esperar, a juíza Oriana Gomes construiria uma carreira sólida e respeitada pautada pela aplicação justa e imparcial da lei”, afirmou, destacando que "perdeu o Ministério Público, ganhou a magistratura".

Em seguida, o professor doutor Alberto Tavares Vieira da Silva compartilhou memórias da atuação de Oriana Gomes como professora e formadora de gerações. Emocionado, disse: “O conhecimento que adquiriu na profissão, o conhecimento de juíza, ela o transmitiu através da sua condição de professora e formou gerações. A figura da professora se aliou à grande juíza.”

A procuradora de Justiça Regina Maria da Costa Leite também expressou reconhecimento: “Testemunhei de perto a sua vocação, seriedade, competência e comprometimento com a Justiça. Parabenizo pelos anos dedicados à magistratura do Maranhão, desejando muita saúde e felicidade nessa nova fase da vida, com a merecida aposentadoria, um coroamento de uma grande trajetória marcada pelo zelo e compromisso perante a nossa Justiça”.

Representando as desembargadoras do TJMA, a desembargadora Márcia Chaves descreveu Oriana como uma mulher virtuosa e símbolo de superação. “A senhora é exemplo de profissional batalhadora, dedicada, impoluta, e isso é motivo de muito orgulho para a magistratura do Maranhão”, declarou, visivelmente emocionada.

O desembargador Raimundo Neris Ferreira, representando o TJMA, destacou a trajetória marcada por integridade e empatia da magistrada. “Sua presença sempre foi sinônimo de lucidez, equilíbrio e inarredável respeito ao devido processo legal”, afirmou.

A sessão também contou com homenagens do desembargador Ronaldo Maciel, que compartilhou experiências vividas ao lado da colega, e da assessora Tácita Duarte, que, em nome dos servidores e servidoras, exaltou a humanidade e generosidade de Oriana. “É a pessoa que entra todos os dias perguntando como estamos, se preocupando com nossos filhos, nossas mães, nossos problemas e que nunca deixa de ver a necessidade do outro e se importar de verdade com as pessoas”, disse a servidora, em discurso emocionado.

Ao final, a desembargadora Oriana Gomes agradeceu pelas homenagens recebidas: “Gratidão é a palavra que vai marcar este dia. Gratidão a Deus, ao Arquiteto do Universo, e a todos os colegas e servidores(as) que caminharam ao meu lado”, declarou. Ela também destacou o fato de finalizar sua trajetória na magistratura durante a atual gestão do TJMA, presidida pelo desembargador Froz Sobrinho, que é marcada como exemplo de aproximação com a sociedade — exatamente como sempre idealizou ao longo de sua carreira: “Um Judiciário que chega até o povo”.

A imagem é um close-up de um grupo de pessoas, predominantemente em togas pretas com detalhes vermelhos e brancos, em um ambiente formal que se assemelha a um tribunal ou cerimônia de posse.Em primeiro plano e no centro, está uma mulher idosa de cabelos curtos e castanhos, segurando um microfone com a mão direita e uma pasta ou objeto azul escuro com a mão esquerda. Ela veste uma toga preta com bordados brancos nas mangas e no decote, e cordões vermelhos pendurados. Sua expressão facial indica que ela está falando ou prestando atenção.À direita da mulher, um homem mais alto, de cabelos grisalhos penteados para trás, também está vestido com uma toga similar, com detalhes brancos e cordões vermelhos. Ele está olhando na direção do objeto que a mulher segura.Ao fundo, outros indivíduos, a maioria homens de meia-idade ou mais velhos, também estão vestidos com togas. Pode-se ver parte de uma bandeira do Brasil no canto superior esquerdo e uma bandeira com listras e um triângulo (provavelmente a bandeira do Maranhão) no canto superior direito. A iluminação é clara, destacando as figuras em primeiro plano.

A íntegra da sessão solene está disponível no canal oficial do TJMA no YouTube: Assista aqui

TRAJETÓRIA DE VIDA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Natural de São Luís (MA), Oriana Gomes nasceu em 29 de julho de 1949. É graduada em Pedagogia (1977) e Direito (1980) pela UFMA, e possui especializações em Direito Público, Ciências Criminais e Direito Constitucional.

Ingressou no serviço público em 1974 e, ao longo da carreira, atuou como Oficiala de Justiça, promotora de Justiça, juíza de direito e professora da UFMA por 26 anos, onde lecionou Direito Público. Em janeiro de 2024, assumiu o cargo de desembargadora do TJMA, coroando décadas de atuação comprometida com o serviço público.

Exerceu diversas funções de destaque, como diretora do Fórum Eleitoral do Maranhão (2008/2009), juíza auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, e professora das escolas superiores da Magistratura e do Ministério Público. Também participou ativamente de entidades jurídicas e educacionais, sendo madrinha de várias turmas de formandos em Direito.

Aposenta-se como exemplo de integridade, sensibilidade e entrega à causa da Justiça, deixando um legado que inspira futuras gerações de operadores e operadoras do Direito.

Leia o perfil completo.

Acesse o álbum de fotos da solenidade, abaixo. Use a seta para os lados para visualizar as imagens:

Sessão Solene em homenagem à desembargadora Oriana Gomes

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026

GALERIA DE FOTOS