Poder Judiciário//Mídias/Notícias

Judiciário participa de seminário sobre exploração do petróleo da Margem Equatorial no Maranhão

Publicado em 15 de Jul de 2025, 10h41. Atualizado em 15 de Jul de 2025, 11h46
Por Ascom/TJMA

O presidente da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJMA, desembargador Ricardo Duailibe, representando o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, participou na segunda-feira (14/7), no plenarinho da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), de audiência pública que discutiu o tema: “Os impactos e repercussões da exploração de gás e petróleo na Margem Equatorial brasileira, com ênfase no Estado do Maranhão”.

O debate, que foi presidido pela senadora Eliziane Gama da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal, teve como objetivo promover um diálogo qualificado entre autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil, visando debater os desafios e as oportunidades relacionados à exploração de recursos energéticos na região, com foco no desenvolvimento sustentável e na proteção dos interesses das comunidades locais.

Segundo a senadora Eliziane Game, as reservas são estimadas em até 30 bilhões de barris de óleo, e o eventual início das atividades pode representar um verdadeiro salto de qualidade e desenvolvimento do estado. A exploração pode mudar a realidade econômica do Maranhão. “Este seminário, nós entendemos que é vital para o Maranhão, dado o potencial extraordinário que nós temos e a expectativa que temos hoje em relação a essa possibilidade. Eu sou otimista [sobre a] exploração de gás e petróleo, que mudará para sempre a realidade econômica do estado do Maranhão”, disse Eliziane.

MARGEM EQUATORIAL

A chamada margem equatorial é o território do litoral brasileiro que se estende do Rio Grande do Norte até o Amapá, na parte de cima do mapa do Brasil. Segundo análise dos debatedores, essa região tem potencial para gerar de 10 a 30 bilhões de barris de petróleo, o que demandaria investimentos de mais de US$ 50 bilhões, com arrecadação de US$ 200 bilhões. Também haveria geração de milhares de empregos e de mais recursos para estados como o Maranhão.

PARTICIPANTES

O evento reuniu representantes do setor energético, autoridades públicas e entidades de classe e da sociedade civil, dentre eles, prefeitos do estado e deputados estaduais; o gerente-geral de Exploração da Petrobras para projetos exploratórios das margens Sul e Equatorial, Marcos Vallerio Gonçalves Galvão; o gerente de Licenciamento da Petrobras, André Dias de Oliveira; o diretor-presidente da Companhia Maranhense de Gás, Allan Kardec Duailibe Barros Filho; e a diretora da Federação das Indústrias do Maranhão, Tânia Miyake. o diretor da ANP, Fernando Wandscheer de Moura Alves; o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, Roberto Ardenghy; o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Carlos Ferreira; e o superintendente do SESI/MA, Diogo Lima

Agência TJMA de Notícias
Com informações da Agência Senado


 

GALERIA DE FOTOS