O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) iniciou, na manhã desta segunda-feira (14/7), as atividades da sétima edição do programa “Encontros Regionais”, no Polo Judicial de Balsas. Com o intuito de aproximar a mesa diretora dos juízes, juízas, servidores e servidoras, a abertura do evento contou com debates relacionados ao fortalecimento de uma gestão estratégica, com foco nas metas nacionais, comunicação interna e trabalho em equipe.
Representando o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, a coordenadora do PopRuaJud, desembargadora Graça Amorim deu as boas-vindas e agradeceu a presença dos participantes. Ela destacou que o programa é um espaço integrado de promoção de conexão com o público interno do Poder Judiciário, mas também de promoção da cidadania para quem mais precisa, por meio dos projetos Conciliação Itinerante e PopRuaJud, que integram a programação da semana no atendimento à comunidade de Balsas.
“Assim como os Encontros Regionais, o PopRuaJud é uma ação que vem sendo desenvolvida com objetivo de atender a todos os municípios do Maranhão, demonstrando que o nosso Tribunal prioriza, sobretudo, essa aproximação, não somente do público interno, mas também de entidades públicas com a intenção parecida com a nossa, que é assegurar ao cidadão o seu direito de ser cidadão. Isso será bem-sucedido somente se for construído com o esforço de cada um de nós”, declarou.
A juíza auxiliar da presidência e coordenadora de Acompanhamento e Controle da Estratégia, Tereza Nina, reforçou o intuito da iniciativa de ouvir as demandas institucionais específicas de cada um, de acordo com a realidade local, como forma de auxiliar na construção de uma Justiça padronizada e efetiva.
“Esse é um evento que foi pensado para vocês e é de vocês, então contamos com a colaboração de todos e todas para que a gente possa construir um diálogo, uma troca de experiências. Não estamos aqui somente para passar conhecimento, mas para ouvir e aprender com vocês também. Aprendemos muito nas edições anteriores dos Encontros Regionais e temos certeza que vocês irão contribuir com conhecimentos e expertises que vocês adquiriram aqui em Balsas”, disse.
Estiveram presentes os juízes da comarca de Balsas, Douglas Lima da Guia, Haniel Sóstenis, Tonny Carvalho, Nuza Maria de Oliveira Lima, Urbanete de Angiolis Silva e Huggo Alves Albarelli Ferreira; o juiz da comarca de Loreto, Thiago Ferrare; o juiz da comarca de São Raimundo das Mangabeiras, Denis Martinelli Junior; o juiz coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), Rodrigo Nina; a juíza coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa (Nejur), Larissa Tupinambá; e o juiz coordenador do Centro Especializado de Atenção às Vítimas (Ceav), Celso Serafim.
EQUIPE INTEGRADA
A palestra de abertura foi conduzida pelo professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Anderson Miranda. Com o tema “Workshop Comportamental: Transformando desafios em oportunidades”, o professor discutiu a importância do servidor público na construção de um futuro melhor, com destaque na comunicação e liderança na rotina de trabalho.
Ele destacou o papel da liderança para a eficácia e desempenho das equipes e desenvolvimento de habilidades, em especial a habilidade de saber comunicar de forma adequada, buscando lidar com diferenças e com a pluralidade das equipes.
“Liderança tem a ver com a capacidade que você tem de influenciar outras pessoas a exercer e serem melhores do que já são. Liderança é uma condição importante relacionada à sua maneira de se conectar com pessoas”, frisou.
O professor também ressaltou o que considera serem elementos fundamentais para o serviço público: cultura e estratégia, reforçando que para alcançar uma cultura de trabalho eficiente e assegurar o cumprimento das metas é necessário reforçar o trabalho integrado de acordo com a missão, visão e os valores da instituição.
INDICADORES E ESTRATÉGIA
Ainda durante a manhã, a assessora de Gestão e Análise Estratégica de Dados do TJMA, Camila Tavares apresentou os indicadores e metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de forma descomplicada, por meio do “Café Parametrizado".
Com o objetivo de estimular a colaboração e melhoria contínua no Judiciário, especialmente em relação aos indicadores mais complexos em que a falta de entendimento pode dificultar o engajamento e o alcance das metas.
“Na rotina de trabalho eu percebi que a dificuldade de cumprir as metas muitas vezes está na dificuldade de compreender os indicadores e onde eles estão relacionados, quais deles são complementares, entre outros aspectos. E percebi também que é possível utilizar de uma linguagem menos técnica para aproximar, tanto os nossos indicadores, quanto também o próprio entendimento sobre a importância desses indicadores”, afirmou.
Confira o álbum completo do fotógrafo Ribamar Pinheiro
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024