Poder Judiciário//Mídias/Notícias

Nova edição do Boletim "Nejur Teçá" destaca avanços da Justiça Restaurativa no Maranhão

Com nome de origem tupi-guarani, a proposta da publicação é lançar um olhar atento sobre as ações restaurativas no Judiciário maranhense

Publicado em 7 de Jul de 2025, 10h00. Atualizado em 7 de Jul de 2025, 9h35
Por Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (Nejur), realizou o lançamento da 10ª edição do Boletim Informativo Nejur Teçá”, com as principais ações desenvolvidas pelo núcleo nos últimos meses. A publicação reúne iniciativas realizadas entre os meses de abril a junho de 2025, evidenciando o fortalecimento da política de Justiça Restaurativa no Estado.

O nome do boletim tem origem no tupi-guarani: “teçá” significa “olhos atentos”. A escolha remete a um olhar sensível, respeitoso e cuidadoso para as relações humanas – essência da Justiça Restaurativa. 

O intuito da publicação é reafirmar o compromisso com a promoção e implementação da Justiça Restaurativa, que busca construir uma sociedade mais equitativa e inclusiva, cultivando a cultura da paz social.

BOLETIM

Na seção “Nejur em Ação”, o leitor confere um panorama das atividades conduzidas pela coordenação do núcleo. Já nas seções “Centros de Justiça Restaurativa” e “Facilitadores em Ação”, são apresentados relatos sobre experiências, práticas restaurativas e projetos desenvolvidos por facilitadores, comarcas e instituições parceiras, que atuam na promoção de uma cultura de paz. O Maranhão conta com centros de justiça restaurativa nos municípios de Balsas, Timon, Bacabal, Imperatriz, São José de Ribamar, Vitorino Freire, Caxias, Pinheiro e São Luís.

A edição também conta com a “Dica Teçá”, com sugestões de leitura que estimulam a reflexão e o aprofundamento sobre temas relacionados à Justiça Restaurativa.

Acesse AQUI a 10ª edição do Boletim Informativo “Nejur Teçá”.

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026

GALERIA DE FOTOS