Durante sessão administrativa do Órgão Especial desta quarta-feira (14/5), as juízas Odete Maria Pessoa Mota Trovão e Welinne de Souza Coelho foram promovidas e tomaram posse na entrância final, como juíza auxiliar da Comarca da Ilha de São Luís e juíza da 2ª Vara Especial da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Imperatriz, respectivamente. As magistradas tomaram posse em cerimônia na sala das sessões plenárias do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), presidida pelo desembargador Jorge Rachid, no exercício da presidência.
O presidente em exercício, desembargador Jorge Rachid, destacou o nível de competência e comprometimento das candidatas inscritas, especialmente, o espírito democrático durante o processo. Além das juízas Odete e Welline, a juíza Carolina Castro esteve presente para prestigiar as colegas.
Cearense, a juíza Odete Trovão, que era titular da 1ª Vara da comarca de Viana e foi promovida pelo critério de merecimento, reconhece São Luís como seu lar e destaca a satisfação de estar de volta à capital depois de 15 anos de magistratura no interior do estado.
“É a renovação daqueles votos que fazemos no início da carreira, com ânimo novo para retomar e continuar, exercendo a magistratura do jeito que sempre exerci, fazendo o meu trabalho, trabalhando com o que amo, na minha vocação, mas agora com essa satisfação de estar em casa”, afirmou.
Também promovida pelo critério de merecimento, a juíza Welinne de Souza Coelho, que era titular da 2ª Vara da Comarca de Chapadinha, destacou a satisfação pela nova etapa.
“O objetivo é colaborar com o Poder Judiciário, prestando um serviço eficiente no que for possível. E com certeza a gente vai continuar essa jornada no nosso trabalho, agora em Imperatriz, certamente, juntamente aos colegas, faremos um trabalho de excelência para o nosso Tribunal de Justiça”, frisou.
A presidente do grupo Maria Firmina, desembargadora Márcia Chaves, também esteve presente no momento. Ela parabenizou as juízas e ressaltou a importância da presença feminina na magistratura maranhense.
“Que a caminhada de vocês seja brilhante. Que vocês façam aquilo para o qual vocês se prepararam durante toda a vida acadêmica: serem grandes magistradas, em qualquer unidade”, disse.
O presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz Marco Adriano Fonseca, também saudou as magistradas pela promoção e desejou uma jornada de excelência nas comarcas em que passam a atuar a partir de agora. “Chegar à entrância final é a reafirmação do compromisso da carreira”, declarou.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026