A 4ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís lançou o projeto “Mulheres Informadas: Dignidade Restaurada”, no dia 28/11, na Escola Amiguinho de Jesus, Vila São Luís, na área do Itaqui-Bacanga, com o objetivo de acolher e orientar vítimas que estão assistidas por Medida Protetiva de Urgência (MPU) concedida pelo Judiciário.
O projeto foi lançado durante a programação da Semana "Justiça pela paz em casa", para dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade para a realidade violenta que as mulheres brasileiras enfrentam.
Por meio de rodas de conversa semanais, o projeto oferece um espaço seguro para que essas mulheres compreendam plenamente os seus direitos e os mecanismos de proteção que a Medida Protetiva de Urgência oferece, possibilitando um primeiro passo concreto para romper o ciclo de violência em que vivem.
MEDIDAS PROTETIVAS
Essas rodas de conversa acontecem logo no início da vigência das medidas protetivas, considerado o momento fundamental para que as mulheres compreendam o contexto de violência doméstica e familiar, o alcance da Lei “Maria da Penha” e possam aproveitar os recursos que têm à disposição nos órgãos da rede de proteção.
Nos encontros, as mulheres recebem orientação e encaminhamento para serviços essenciais, como assistência jurídica gratuita e acompanhamento psicológico e social, fortalecendo a rede de proteção e apoio, importante nesta etapa.
A juíza Vanessa Clementino, titular da 4ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís, coordena o projeto, desenvolvido pelas facilitadoras, Aldira Gomes e Camila Dourado, assistentes sociais, e pela psicóloga Suanne Alencar. A secretária judicial Luana Maciel da Silva também integra a equipe.
Essas profissionais estão comprometidas em transformar cada encontro em oportunidade para acolher, orientar, apoiar e fortalecer a autoestima das mulheres, garantindo que elas possam, com informações precisas, reflexões e suporte adequado, e seguir novos caminhos para uma vida sem violência.
![]()
Juíza Vanessa Clementino (ao centro), com equipe multiprofissional do projeto
TEMAS DAS RODAS DE CONVERSA
Nas conversas com as mulheres, são abordados os seguintes temas:
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br