Poder Judiciário//Mídias/Notícias

Primeira Vara Criminal de Imperatriz realiza dois júris nesta semana

Publicado em 26 de Nov de 2024, 9h32. Atualizado em 26 de Nov de 2024, 9h43
Por Michael Mesquita

O Poder Judiciário da Comarca de Imperatriz, por meio da 1ª Vara Criminal, promove nesta semana duas sessões do Tribunal do Júri, nos dias 27 e 29. A primeira sessão, marcada para esta quarta-feira, terá como réus Gilberto Milani Júnior, Fábio Lima Roma e Yuri da Silva Sousa. Eles estão sendo acusados de terem matado Romax Santos de Sousa, crime ocorrido em 3 de fevereiro de 2012. Constou na denúncia que os denunciados, na companhia de um menor de idade à época, teriam espancado e, com golpes de faca, assassinado Romax, conhecido como “Romarquinho”. 

O motivo, conforme apurado pela polícia, era a suspeita de que a vítima teria furtado uma bomba de lavar carro, de propriedade do denunciado Fábio. De acordo com o inquérito policial, os denunciados estavam ingerindo bebidas alcoólicas em um bar ao lado do lava a jato, quando foi dada a notícia sobre o furto da bomba. Em seguida, foi iniciada uma perseguição à vítima, que foi alcançada à altura da BR 010. Neste instante, começou uma sessão de agressões, com o objetivo de que Romax confessasse o furto da bomba. 

Algum tempo depois, as irmãs da vítima chegaram até o local, encontrando o irmão em poder dos homens, momento em que imploraram pela vida de Romax. O pedido, entretanto, não sensibilizou os denunciados que, em ato contínuo, teriam aplicado mais uma facada na vítima, consolidando o homicídio. Na denúncia, o Ministério Público pontuou a participação de cada um dos denunciados, citando, ainda a participação do menor de idade no momento em que Romax foi capturado, espancado e morto a golpes de faca.

SEGUNDO JÚRI

Na sexta-feira, dia 29, será a vez do julgamento de Girlane Guimarães Costa, acusada de ter matado, a golpes de faca, Michele Sousa Cruz, fato ocorrido em 14 de outubro de 2014. Conforme apurado pela polícia, no dia do fato, a vítima estava passando em via pública, quando encontrou com a denunciada. Neste momento, as duas começaram a discutir, evoluindo para uma luta corporal. Foi apurado que a ré estaria com uma faca e, no meio do conflito, atingido a lateral do peito esquerdo da vítima.

Após os fatos, a denunciada evadiu-se do local, sendo, porém, capturada pela guarnição da Polícia Militar que fazia rondas naquela área. A vítima, por sua vez, apesar de socorrida, não resistiu às lesões provocadas pela facada, morrendo a caminho do hospital. Segundo constou no inquérito policial, vítima e denunciada mantiveram relacionamento amoroso, inclusive morando juntas pelo período de quatro anos. Elas estavam separadas e a denunciada não aceitava o fim do relacionamento, acreditando que Michele estava namorando uma amiga em comum das duas.

Os dois julgamentos serão presididos pelo juiz Pedro Guimarães Júnior, auxiliar da capital e integrante do Núcleo de Apoio às Unidades Judiciais, o NAUJ. Estas serão as duas últimas sessões do ano na unidade judicial.

 

Primeiro júri, Processo nº 0004630-09.2012.8.10.0040, 1ª Vara Criminal de Imperatriz

Segundo júri, Processo n°. 11513-98.2014.8.10.0040, 1ª Vara Criminal de Imperatriz

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS