A juíza Lyanne Pompeu, titular da Comarca de São Bernardo, presidiu três sessões de julgamento na unidade judicial, nas datas de 16, 22 e 24 de outubro. Os réus foram, respectivamente, Antônio Ítalo Nascimento Silva, Willian Braga da Silva e Rafaela Sousa Silva. Na primeira sessão, o réu Antônio Ítalo foi considerado culpado pelo Conselho de Sentença, recebendo a pena de 11 anos de reclusão. Ele estava sendo julgado sob acusação de ter tentado matar Fernando Silva dos Santos, em 21 de abril deste ano.
Conforme os fatos narrados na denúncia, o crime ocorreu no Povoado Coqueiro, localidade da zona rural de São Bernardo. Em síntese, no dia dos fatos, autor e vítima estavam em uma festa no “Clube do Belisca”, quando o acusado se aproximou do ofendido e descarregou toda a munição do revólver calibre 38, tendo efetuado pelo menos oito tiros contra Fernando, que foi socorrido e levado ao hospital. O motivo seria o fato de denunciado e vítima terem rixa anterior. Em depoimento, Antônio Ítalo confessou a autoria do crime.
No segundo júri, o réu foi Willian Braga da Silva, acusado de ter tentado contra a vida de Leandro da Silva. O Conselho de Sentença optou pela desclassificação do crime, passando o julgamento para a juíza. Willian recebeu a pena de um ano e sete meses de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime aberto. Sobre o caso, constou no inquérito que, em 17 de abril de 2022, durante um evento festivo, o denunciado teria tentado matar Leandro com uma facada. Os dois também possuíam rixa antiga.
O terceiro julgamento apresentou como ré Rafaela Sousa Silva, acusada de ter tentado matar Flaviana da Silva Barros, em 1o de junho de 2017. De acordo com a denúncia, denunciada e vítima trabalhavam juntas no “Bar das Dores”, quando iniciaram uma discussão. Na ocasião, Rafaela teria desferido três golpes contra Flaviana, que foi rapidamente socorrida. Após tomarem conhecimento acerca dos fatos, os policiais iniciaram diligências no intuito de localizar Rafaela. Em depoimento, ela admitiu a prática delitiva, afirmando que envolveu-se em discussão com a vítima, momento em que pegou uma faca na cozinha e a atingiu.
A juíza informou que mais dois júris estão marcados até o final do ano, para as datas de 28 de novembro e 2 de dezembro.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br