O Centro de Cidadania do 5º Juizado registrou 738 atendimentos no primeiro semestre de 2024, de acordo com dados obtidos através do sistema Attende, integrado à plataforma do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). O sistema, desenvolvido para monitorar o atendimento ao público, identifica demandas e gerencia serviços de forma mais eficaz.
Entre as principais áreas demandas e atendimentos do Juizado estão: Consumidor (diversos); Consumidor (água energia), Juizado (secretaria) e ação de cobranças. O elevado número de atendimentos classificados como "Juizado Secretaria" destaca a preocupação com a produção de informações em linguagem simples, já que muitas dúvidas das pessoas atendidas estão relacionadas à documentação de processos, o que evidencia a importância de simplificar a linguagem usada nas informações fornecidas.
Por uma dificuldade tecnológica, ainda não é possível lançar todos os atendimentos do WhatsApp Business (98 - 99981-1659) no Attende, o lançamento ainda é manual e, por vezes, inviável para a dinâmica dos trabalhos.
Dadas as dificuldades de custo, o uso do Balcão Virtual (https://vc.tjma.jus.br/bvjzcivel5) é a ferramenta com menor volume de procura dentre os meios de interação entre a unidade judicial e cidadãos, apesar do aumento do uso das ferramentas digitais promovido pelo projeto Agente de Inclusão de Cidadania Digital.
Assessoria de Comunicação
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