Poder Judiciário//Mídias/Notícias

TJMA e Cartórios realizam mais de 600 atendimentos na Semana Registre-se

A ação garantiu a emissão de vários documentos e serviços à população em geral

Publicado em 16 de Mai de 2024, 9h15. Atualizado em 16 de Mai de 2024, 14h58
Por Orquídea Santos

‌Como parte da programação da Semana Nacional do Registro Civil do Poder Judiciário – “Registre-se!” no Maranhão, com ações voltadas ao combate do sub-registro civil de nascimento e ao acesso a direitos e à documentação civil básica, o Poder Judiciário do Maranhão, por meio da 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e cartórios de registro civil promoveram  610 atendimentos e emissões de documentação referentes ao registro civil nessa quarta-feira (15/5), em mutirão realizado no bairro da Cidade Olímpica (São Luís), segundo dados parciais.

A ação do mutirão contou com a presença da juíza auxiliar da 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça - Extrajudicial, Laysa Paz Mendes; e da coordenadora do Núcleo de Registro Civil, juíza Jaqueline Caracas, além de representantes de diversas instituições parceiras.

O mutirão ofereceu serviço extrajudicial (cartórios) do Maranhão. “A Cidade Olímpica é um conglomerado populacional intenso, onde estão sendo oferecidos serviços referentes a cartórios, que é o objetivo principal da Semana do Registro, tais como certidões de nascimento, primeiro registro, segundas vias e os demais serviços cartorários. Todas as zonas cartorárias estão aqui conosco”, comentou a juíza Laysa Paz Mendes.

A magistrada comentou que a população atendeu ao chamado, inclusive além das expectativas, o que demonstra que é um mutirão que  precisa ser estendido para além do mês de maio, sendo a maioria dos serviços buscados referentes a segunda via de certidões de nascimento, carteira de identidade, de trabalho, além de orientação, consultas de benefícios assistenciais e previdenciários; agendamentos de benefícios assistenciais e salário maternidade; extrato e atualização CNIS; simulação de aposentadoria; seguro defeso pescador artesanal; extrato de pagamento de benefícios; perícia médica; entre outros.

‌‌CONCILIAÇÃO

No espaço reservado para a Conciliação, a coordenadora do Centro de Conciliação da Saúde do TJMA, Juliana Gomes Gedeon, destacou entre os atendimentos, a realização de audiências, acordos e agendamentos de reconhecimento e dissolução de união estável, exames de DNA, reconhecimento de paternidade, alimentos, guarda, divórcio, consumidor e demandas de saúde pública.

DADOS PARCIAIS DOS ATOS DE REGISTRO CIVIL NOS DOIS PRIMEIROS DIAS DE MUTIRÃO - CAPITAL E INTERIOR:

‌PROGRAMAÇÃO

Nesta quinta-feira (16/5), até às 16h, o mutirão de documentação atenderá a comunidade do quilombo urbano do bairro da Liberdade, em São Luís, no Centro de Iniciação ao Trabalhador - Av. 4º Centenário (ao lado do CRAS).

De 13 a 16/5, em Santa Luzia do Paruá, são atendidas as populações indígenas Ka'apor dos municípios de Monção, Araguanã, Maranhãozinho e Grajaú, em mutirão realizado em Santa Luzia do Paruá.

FOTOS DE RIBAMAR PINHEIRO NO FLICKR 

 

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055 2026

 


 

GALERIA DE FOTOS