Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Comitê de Diversidade do TJMA promove sessão de cinema para servidores e servidoras 60+

A ação encerra as atividades do Mês da Pessoa Idosa

Publicado em 23 de Out de 2025, 11h00. Atualizado em 24 de Out de 2025, 11h12
Por Ascom/TJMA

O Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC-MA) e Comitê de Acompanhamento da Política Judiciária de Atenção à Pessoa Idosa, realizará no dia 30 de outubro, uma sessão de cinema exclusiva para servidores e servidoras com 60 anos ou mais. 

A atividade, que integra as ações do Comitê voltadas ao Mês da Pessoa Idosa, exibirá o filme brasileiro “Tia Virgínia”, premiado no Festival de Gramado em 2023. O evento será no SESC Deodoro, às 12h, e contará com lanche e transporte gratuito.

COMO PARTICIPAR

As inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de outubro (quarta-feira), pelo telefone do Comitê de Diversidade: (98) 2055-2450. As vagas são limitadas.

No dia da ação (30/10), o transporte terá saída às 11h, da Sede do TJMA, localizada na Praça Dom Pedro II, com parada no Centro Administrativo, na Rua do Egito, garantindo o deslocamento seguro e confortável dos servidores e servidoras até a unidade do SESC, na Praça Deodoro, no Centro de São Luís.

SINOPSE - “TIA VIRGÍNIA”

Lançado em 2023, sob o roteiro do diretor Fabio Meira, o filme narra a história de Virgínia (Vera Holtz), uma mulher de 70 anos que nunca se casou ou teve filhos. 

Cartaz artístico do filme ¿Tia Virgínia¿, dirigido por Fábio Meira. O plano de fundo mostra uma tapeçaria antiga, com figuras de pessoas em trajes clássicos e tons azulados e terrosos. Na parte inferior, uma mulher idosa de cabelos brancos aparece inclinada, vestindo uma blusa verde florida, em posição de movimento ou dança. O título ¿Tia Virgínia¿ está centralizado em letras brancas grandes, com o subtítulo ¿Toda família tem uma¿ logo abaixo. Abaixo do título, aparecem os nomes do elenco principal ¿ Vera Valdez, Antônio Pitanga, Daniela Fontan, Iuri Saraiva e Amanda Lyra ¿ e os créditos técnicos em letras pequenas. O visual combina estética vintage e sensibilidade dramática, sugerindo uma trama familiar e introspectiva.

Obrigada a deixar a vida que levava para cuidar da mãe, a protagonista convida as irmãs Vanda (Arlete Salles) e Valquíria (Louise Cardoso) para passarem o Natal em sua casa. Esse reencontro desperta memórias e sentimentos que levam os espectadores à reflexões sobre mudanças geracionais,  solidão e laços familiares.  

Em exibição na mostra competitiva de longas-metragens brasileiros no 51º Festival de Gramado, em 2023, a produção levou os prêmios de Melhor Filme pelo Júri da Crítica, Melhor Atriz para Vera Holtz, Melhor Roteiro para Fábio Meira, Menção Honrosa do Júri para a atriz Vera Valdez, Melhor Direção de Arte para Ana Mara Abreu e Melhor Desenho de Som para Ruben Valdés. 

SERVIÇO

Ação: Sessão de Cinema 60+
Data: 30/10 (quinta-feira)
Horário: 12h
Local: SESC Deodoro
Transporte: Saída da Sede do TJMA (Praça Dom Pedro II) com parada no Centro Administrativo (Rua do Egito).
Inscrições: Até o dia 29/10, por meio do telefone (98) 2055-2450.

 

 Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

 

GALERIA DE FOTOS