O Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Toada Lab, promoveu capacitação durante a edição nacional do FestLabs, realizado em Belém, entre os dias 03 a 05 de setembro. O evento reúne laboratórios de inovação do Judiciário de todo o país para compartilhar experiências, fortalecer redes colaborativas e impulsionar a cultura da inovação.
Durante a programação, o juiz coordenador do Toada Lab, José Jorge Figueiredo dos Anjos Junior, ministrou a oficina Judiciário 5.0: Inovação e Inteligência Artificial na Prática Judicial, voltada à troca de experiências e à difusão de metodologias inovadoras aplicadas ao sistema de Justiça.
A iniciativa também contou com a “Entrega dos FestLabs Regionais”, momento em que todas as regiões que sediaram o evento apresentaram seus resultados. A secretária de Planejamento e Inovação do TJMA, Luanda Santos Nogueira dos Santos e o juiz coordenador do TREMA Lab, Ferdinando Serejo, apresentaram os resultados obtidos com o FestLabs Nordeste. O evento, que foi realizado nos dias 24 e 25 de abril, em São Luís, contou com a participação do TRE-MA, TRT16-MA, TRF1 – Seção Maranhão e o apoio da RIMA – Rede de Inovação pelo Maranhão.
FEST LABS NACIONAL
O FestLabs Nacional, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reúne laboratórios de inovação do Judiciário de todo o país para compartilhar experiências, fortalecer redes colaborativas e impulsionar a cultura da inovação, promovendo soluções criativas e tecnológicas para aprimorar a prestação jurisdicional.
A edição de 2025 teve como tema “Amazônia e Inovação: Novos Caminhos para a Justiça”, alinhando-se às discussões da COP 30 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco na sustentabilidade e na transformação digital do Judiciário.
A participação do TJMA no FestLabs Nacional reforça o protagonismo da instituição no fortalecimento da cultura de inovação no Judiciário, promovendo iniciativas colaborativas que aproximam magistrados/as, servidores/as e parceiros institucionais de novas práticas voltadas à melhoria da prestação jurisdicional.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026