O presidente da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJMA, desembargador Ricardo Duailibe, representando o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, participou na segunda-feira (14/7), no plenarinho da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), de audiência pública que discutiu o tema: “Os impactos e repercussões da exploração de gás e petróleo na Margem Equatorial brasileira, com ênfase no Estado do Maranhão”.
O debate, que foi presidido pela senadora Eliziane Gama da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal, teve como objetivo promover um diálogo qualificado entre autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil, visando debater os desafios e as oportunidades relacionados à exploração de recursos energéticos na região, com foco no desenvolvimento sustentável e na proteção dos interesses das comunidades locais.
Segundo a senadora Eliziane Game, as reservas são estimadas em até 30 bilhões de barris de óleo, e o eventual início das atividades pode representar um verdadeiro salto de qualidade e desenvolvimento do estado. A exploração pode mudar a realidade econômica do Maranhão. “Este seminário, nós entendemos que é vital para o Maranhão, dado o potencial extraordinário que nós temos e a expectativa que temos hoje em relação a essa possibilidade. Eu sou otimista [sobre a] exploração de gás e petróleo, que mudará para sempre a realidade econômica do estado do Maranhão”, disse Eliziane.
MARGEM EQUATORIAL
A chamada margem equatorial é o território do litoral brasileiro que se estende do Rio Grande do Norte até o Amapá, na parte de cima do mapa do Brasil. Segundo análise dos debatedores, essa região tem potencial para gerar de 10 a 30 bilhões de barris de petróleo, o que demandaria investimentos de mais de US$ 50 bilhões, com arrecadação de US$ 200 bilhões. Também haveria geração de milhares de empregos e de mais recursos para estados como o Maranhão.
PARTICIPANTES
O evento reuniu representantes do setor energético, autoridades públicas e entidades de classe e da sociedade civil, dentre eles, prefeitos do estado e deputados estaduais; o gerente-geral de Exploração da Petrobras para projetos exploratórios das margens Sul e Equatorial, Marcos Vallerio Gonçalves Galvão; o gerente de Licenciamento da Petrobras, André Dias de Oliveira; o diretor-presidente da Companhia Maranhense de Gás, Allan Kardec Duailibe Barros Filho; e a diretora da Federação das Indústrias do Maranhão, Tânia Miyake. o diretor da ANP, Fernando Wandscheer de Moura Alves; o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, Roberto Ardenghy; o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Carlos Ferreira; e o superintendente do SESI/MA, Diogo Lima
Agência TJMA de Notícias
Com informações da Agência Senado