Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Pinheiro ganhará novo Fórum até o final da atual gestão do TJMA

Em reunião com juízes da comarca, representantes da Prefeitura e da OAB do município, presidente do Tribunal enfatizou disposição de inaugurar obra antes de 1º de maio de 2026

Publicado em 16 de Jun de 2025, 12h46. Atualizado em 16 de Jun de 2025, 13h06
Por Ascom/TJMA

A Comarca de Pinheiro, distante de São Luís 90 km, via ferry-boat, e 341 km, por terra, terá um novo Fórum até o final de abril de 2026. A informação foi dada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho, em reunião com juízas e juízes, representantes da Prefeitura e da OAB do município, nesta segunda-feira (16/6), no Gabinete da Presidência do TJMA.

O encontro teve a participação da juíza auxiliar da Presidência do TJMA, Tereza Nina, que trabalhou em Pinheiro por nove anos, e do também juiz auxiliar da Presidência do Tribunal, Gladiston Cutrim.

Durante a reunião, o presidente do TJMA enfatizou sua disposição de inaugurar a obra antes do término de sua gestão, dia 1º de maio. “Eu vou inaugurar o prédio de Pinheiro”, garantiu o presidente.

NOVA SEDE

A nova sede do Judiciário estadual em Pinheiro será construída em um terreno cedido pela Prefeitura. Já o atual prédio será cedido ao município. Participaram da conversa: a juíza Arianna Saraiva, da 1ª Vara da Comarca, e os juízes João Paulo de Oliveira (3ª Vara) e Carlos Alberto Brito (Juizado Especial Cível e Criminal).

A juíza Tereza Nina disse que o terreno cedido pela Prefeitura já está regularizado, inclusive com a matrícula do imóvel. Explicou que o projeto já está sendo reformulado, para que seja feito de forma mais célere, e logo depois será apresentado para licitação e, em seguida, começará a construção. Contou que, pela projeção feita pelo presidente do TJMA, a obra pode ser entregue no prazo indicado.

“Será um modelo com pré-moldados, é uma construção mais célere”, apontou a juíza Tereza Nina.

“Nós aprovamos, na semana passada, todo o projeto. Todos os quatro magistrados fizemos as nossas observações e agora é esperar essa construção”, disse a juíza Arianna Saraiva, também diretora-substituta do Fórum.

“É uma obra grandiosa na nossa cidade, que vai propiciar o bem-estar dos servidores, que vão prestar um serviço jurisdicional de melhor qualidade e, com isso, vai beneficiar toda a população e a OAB, já que os advogados são a ponte entre o cidadão e o Judiciário”, elogiou a presidente da OAB – subseção de Pinheiro, Gracilândia Froz.

“A gente está muito esperançosa de que vai sair agora essa construção do Fórum de Pinheiro. O presidente foi muito atencioso, nos recebeu muito bem e a gente agradece”, disse a procuradora do município de Pinheiro, Herlinda de Olinda Vieira, revelando que o prédio atual será destinando à ampliação do prédio administrativo da Prefeitura.

A comarca de Pinheiro tem como termos judiciários os municípios de Pedro do Rosário e Presidente Sarney.

Também estiveram presentes a advogada e os advogados: o vice-presidente da OAB – subseção Pinheiro, Artur Alves; o presidente da Comissão dos Jovens Advogados da subseção de Pinheiro, Gustavo Emanuel Oliveira; e a secretária da Comissão de Eventos, Cristiane Azevedo.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS