De 26 a 30 de maio, o polo judicial de Pinheiro recebeu a quinta edição dos Encontros Regionais do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), um evento voltado ao aprimoramento da prestação jurisdicional no interior do estado. Durante uma semana, magistrados/as e servidores/as da região da baixada maranhense participaram de debates, capacitações e troca de experiências, visando à otimização dos serviços oferecidos à população maranhense.
O evento agregou outras políticas judiciárias do TJMA voltadas à população de Pinheiro e região. No dia 26/5, foi realizado na Praça Sarney mais uma edição do mutirão PopRuaJud, coordenado pela desembargadora Graça Amorim, em parceria com órgãos estaduais, municipais e federais, disponibilizando serviços de cidadania a pessoas em situação de rua e à população em geral, como emissão de documentos e ações de saúde.
O ônibus da Conciliação Itinerante também esteve presente em Pinheiro, sob a coordenação do juiz Rodrigo Nina, em mais uma iniciativa do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), presidido pelo desembargador Nilo Ribeiro. Durante toda a semana, a equipe de conciliadores/as realizou atendimentos voltados à resolução de conflitos e pacificação social por meio de acordos, com homologação judicial, como reconhecimento ou dissolução de união estável; reconhecimento espontâneo de paternidade; coleta de material genético para exame de DNA; pensão alimentícia; regulamentação de guarda; renegociação de dívidas.
As ações dos Encontros Regionais foram coordenadas pela juíza auxiliar da Presidência do TJMA, Tereza Palhares Nina, com a participação dos juízes auxiliares Gladiston Cutrim e José Jorge Figueiredo Junior, que ministraram palestra e capacitação ao público interno.
Em reconhecimento aos serviços prestados pelo Judiciário durante a semana, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/Pinheiro) homenageou o juiz Rodrigo Nina e a juíza Tereza Palhares Nina com placas de reconhecimento.
Os Encontros Regionais integraram ainda cursos para os facilitadores e facilitadoras dos Pontos de Inclusão Digital da região da baixada, nas áreas de proteção de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, com o juiz Pedro Pascoal; de conciliação, com a servidora Vanessa Cristina; e sobre o manual do projeto Justiça de Todos, com o juiz José Jorge Figueiredo dos Anjos Junior.
O TJMA e o Núcleo de Governança Fundiária promoveram ainda curso prático-científico de regularização fundiária, ministrado pelo servidor Daniel Pereira, com a participação de técnicos/as e advogados/as da região.
PROGRAMAÇÃO
Sustentabilidade, descarbonização, planejamento estratégico, metas nacionais, Prêmio CNJ de Qualidade, inteligência artificial, conciliação, cooperação judiciária, defesa pessoal, medidas protetivas de urgência, sistema nacional de adoção e outros foram temas abordados durante as ações dos Encontros Regionais voltadas ao público interno durante a semana.
Na sexta-feira (30/5), o evento foi encerrado com a palestra com o psicólogo Railson Rodrigues, do quadro do TJMA, onde conversou com os/as participantes sobre o aumento de casos de afastamentos de trabalhadores no Brasil por questões de saúde mental, orientando sobre cuidados com sua saúde mental e aprimoramento de sua inteligência emocional. A chefe da Divisão Médica, Keila Melo, explicou sobre procedimentos da Divisão para licenças e outros serviços.
O analista judiciário da Assessoria do Fundo de Reaparelhamento do Judiciário (FERJ), Ricardo Gomes Castro, ministrou a oficina “Sistema Gerador de Custas - FERJ”, onde demonstrou as informações acessíveis na página do TJMA contendo orientações sobre procedimentos na área de arrecadação; e demonstrou a utilização do sistema Gerador de Custas, disponível na página do TJMA, com o objetivo de auxiliar as secretarias judiciais na elaboração do cálculo das custas finais dos processos judiciais.
Outra ação voltada ao aprimoramento da gestão judicial foi o curso “Procedimentos para regularização de incidentes - Meta CNJ - SEEU”, ministrado pelo auxiliar judiciário da Divisão do Sistema Carcerário da UMF/TJMA, Wendel Rodrigues, voltado a orientações sobre gestão dos incidentes de execução penal pendentes, tratando de procedimentos e fluxos corretos dentro do sistema SEEU para regularizar dos incidentes, contribuindo com as metas do Prêmio CNJ de Qualidade.
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023