Em mais uma iniciativa voltada para a capacitação dos facilitadores e facilitadoras dos pontos de inclusão digital (PID’s) do programa Justiça de Todos, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realizou o curso de formação sobre o manual do projeto durante a programação dos Encontros Regionais, nesta quarta-feira (28/5). Os facilitadores e as facilitadoras do polo de Pinheiro trocaram experiências e receberam orientações sobre a rotina de trabalho.
A capacitação foi ministrada pelo juiz auxiliar da Presidência responsável pela área de tecnologia da informação do TJMA, José Jorge Figueiredo dos Anjos Júnior, com o objetivo de padronizar o conhecimento básico sobre o projeto e orientar sobre a atuação e os principais serviços oferecidos pelos Pontos de Inclusão Digital.
Além de padronizar os serviços, capacitar facilitadores, promover troca de experiências e fortalecer o compartilhamento de ideias, o curso abordou as principais documentações utilizadas nos atendimentos do projeto, além de orientar sobre os serviços on-line do Judiciário, como o balcão virtual, consulta processual medida protetiva, conciliação, ouvidoria, atermação on-line.
O juiz palestrante apresentou as maneiras de acesso e o funcionamento dos sistemas, além de apresentar uma plataforma de vídeos com orientações criadas especialmente para esclarecer dúvidas comuns sobre o projeto.
“Estamos padronizando nossos atendimentos, fornecendo os elementos necessários para que nossos facilitadores possam atuar de forma eficiente no atendimento à população e poder administrar da melhor forma os serviços desse nosso projeto que já completa três anos de sucesso”, declarou.
O facilitador do PID de Luiz Domingues, no município de Carutapera parabenizou a ação e considerou uma fase fundamental para o aprimoramento do trabalho.
“É uma experiência muito boa a gente se deslocar do nosso município para vir fazer esses cursos. São de grande aprendizado para a gente. Durante os dias que passamos aqui, aprendemos muito para poder aprimorar o nosso trabalho, que é tão importante, pois se trata do intercâmbio entre o cidadão e a justiça. Então, considero que foi muito proveitoso”, disse.
A facilitadora de Central do Maranhão, Karine Ribeiro, concordou com as pontuações feitas pelo colega e demonstrou entusiasmo em continuar participando de ações desse tipo.
“Eu gostei muito, deu para aprender bastante. Foi uma experiência incrível e eu espero participar das próximas atividades”, disse.
ESTÍMULO ÀS BOAS PRÁTICAS
Após aprender sobre os serviços durante o evento, todos os facilitadores do polo de Pinheiro receberam um tablet para auxiliar nos atendimentos em cada Ponto de Inclusão Digital.
A iniciativa é um estímulo às boas práticas que vêm sendo desenvolvidas pelos facilitadores. A expectativa é que todos os facilitadores dos 125 PID's do Maranhão recebam o instrumento de trabalho.
A juíza coordenadora do projeto Justiça de Todos, Tereza Nina, destacou a satisfação do TJMA com o trabalho de excelência desenvolvido pelos facilitadores em suas unidades. Ela considerou que a nova ferramenta será um fator agregador para o aprimoramento dos serviços oferecidos à população.
JUSTIÇA DE TODOS
O Poder Judiciário e as prefeituras municipais atuam na instalação de salas equipadas com computadores ligados à internet, para que o cidadão tenha a oportunidade de acessar os serviços da Justiça e participar das audiências por videoconferência, sendo auxiliado por um servidor facilitador durante o processo. A iniciativa encurta distâncias e evita que a população de localidades onde não há Fórum precisem percorrer grandes distâncias para ter acesso à Justiça e à cidadania.
Acesse o álbum completo do fotógrafo Ribamar Pinheiro
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024