Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Oficina do TJMA capacita facilitadores do projeto Justiça de Todos

A capacitação buscou orientar e solucionar dúvidas sobre o manual de atuação do projeto 

Publicado em 29 de Mai de 2025, 8h00. Atualizado em 29 de Mai de 2025, 8h35
Por Letícia Araújo

Em mais uma iniciativa voltada para a capacitação dos facilitadores e facilitadoras dos pontos de inclusão digital (PID’s) do programa Justiça de Todos, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realizou o curso de formação sobre o manual do projeto durante a programação dos Encontros Regionais, nesta quarta-feira (28/5). Os facilitadores e as facilitadoras do polo de Pinheiro trocaram experiências e receberam orientações sobre a rotina de trabalho.

A capacitação foi ministrada pelo juiz auxiliar da Presidência responsável pela área de tecnologia da informação do TJMA, José Jorge Figueiredo dos Anjos Júnior, com o objetivo de padronizar o conhecimento básico sobre o projeto e orientar sobre a atuação e os principais serviços oferecidos pelos Pontos de Inclusão Digital. 

Além de padronizar os serviços, capacitar facilitadores, promover troca de experiências e fortalecer o compartilhamento de ideias, o curso abordou as principais documentações utilizadas nos atendimentos do projeto, além de orientar sobre os serviços on-line do Judiciário, como o balcão virtual, consulta processual medida protetiva, conciliação, ouvidoria, atermação on-line.

O juiz palestrante apresentou as maneiras de acesso e o funcionamento dos sistemas, além de apresentar uma plataforma de vídeos com orientações criadas especialmente para esclarecer dúvidas comuns sobre o projeto.

Uma sala de aula com aproximadamente vinte pessoas, todas sentadas em cadeiras universitárias (com prancheta acoplada). A maioria usa camiseta branca do evento, com o logotipo ¿Encontro de Facilitadores ¿ Justiça de Todos¿. As pessoas estão sorrindo e atentas a um homem que está em pé na frente da sala, à direita, aparentemente palestrando ou ministrando uma aula. Ele usa camisa azul clara e calça social azul. A atmosfera é descontraída e alegre, demonstrando interação e interesse dos participantes.

“Estamos padronizando nossos atendimentos, fornecendo os elementos necessários para que nossos facilitadores possam atuar de forma eficiente no atendimento à população e poder administrar da melhor forma os serviços desse nosso projeto que já completa três anos de sucesso”, declarou.

O facilitador do PID de Luiz Domingues, no município de Carutapera parabenizou a ação e considerou uma fase fundamental para o aprimoramento do trabalho.

“É uma experiência muito boa a gente se deslocar do nosso município para vir fazer esses cursos. São de grande aprendizado para a gente. Durante os dias que passamos aqui, aprendemos muito para poder aprimorar o nosso trabalho, que é tão importante, pois se trata do intercâmbio entre o cidadão e a justiça. Então, considero que foi muito proveitoso”, disse.

A facilitadora de Central do Maranhão, Karine Ribeiro, concordou com as pontuações feitas pelo colega e demonstrou entusiasmo em continuar participando de ações desse tipo.

“Eu gostei muito, deu para aprender bastante. Foi uma experiência incrível e eu espero participar das próximas atividades”, disse.

ESTÍMULO ÀS BOAS PRÁTICAS 

Após aprender sobre os serviços durante o evento, todos os facilitadores do polo de Pinheiro receberam um tablet para auxiliar nos atendimentos em cada Ponto de Inclusão  Digital.

Foto de um grupo grande de pessoas em um auditório bem iluminado, de paredes brancas e teto com lâmpadas de LED. Na frente, estão aproximadamente dez pessoas alinhadas, em trajes sociais ¿ homens de terno, gravata e mulheres de vestido ou roupa social ¿ posando para a foto. Ao fundo, um grupo de pessoas segura caixas brancas, aparentemente contendo tablets ou materiais, demonstrando que estão recebendo equipamentos. Há um banner do lado esquerdo com os dizeres ¿ENCONTROS REGIONAIS ¿ PODER JUDICIÁRIO DO MARANHÃO¿. As cadeiras pretas da plateia aparecem na frente, indicando que o evento é formal e organizado.

A iniciativa é um estímulo às boas práticas que vêm sendo desenvolvidas pelos facilitadores. A expectativa é que todos os facilitadores dos 125 PID's do Maranhão recebam o instrumento de trabalho.

A juíza coordenadora do projeto Justiça de Todos, Tereza Nina, destacou a satisfação do TJMA com o trabalho de excelência desenvolvido pelos facilitadores em suas unidades. Ela considerou que a nova ferramenta será um fator agregador para o aprimoramento dos serviços oferecidos à população. 

Mulher de pele clara, cabelos lisos loiros, na altura dos ombros, está em pé, segurando um microfone prateado com detalhes pretos e azuis, enquanto sorri e fala. Ela usa óculos de grau com armação escura, vestido preto sem mangas, colar dourado e relógio de pulseira marrom no pulso esquerdo. Suas unhas estão pintadas de vermelho. Ao fundo, aparece um banner desfocado que tem como texto legível: ¿ENCONTROS REGIONAIS ¿ PODER JUDICIÁRIO DO MARANHÃO¿. A expressão da mulher transmite simpatia, segurança e acolhimento, indicando que ela provavelmente está palestrando ou conduzindo uma fala no evento.

JUSTIÇA DE TODOS

O Poder Judiciário e as prefeituras municipais atuam na instalação de salas equipadas com computadores ligados à internet, para que o cidadão tenha a oportunidade de acessar os serviços da Justiça e participar das audiências por videoconferência, sendo auxiliado por um servidor facilitador durante o processo. A iniciativa encurta distâncias e evita que a população de localidades onde não há Fórum precisem percorrer grandes distâncias para ter acesso à Justiça e à cidadania.

Acesse o álbum completo do fotógrafo Ribamar Pinheiro



Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024


 

GALERIA DE FOTOS