Muitas mulheres atravessam o climatério – fase de transição da fase reprodutiva para a não reprodutiva – em plena vida profissional ativa. Segundo a médica Maíra Santos, da Divisão Médica do TJMA, o ambiente de trabalho, por vezes, não reconhece esse momento delicado. “Ondas de calor em meio a reuniões, noites maldormidas e mudanças de humor podem ser confundidos com desatenção, desmotivação ou falha de desempenho”, avalia. Este é o tema do Dicas de Saúde desta semana.
Segundo a profissional, é fundamental que haja compreensão, acolhimento e ajustes possíveis, como flexibilidade de horários, ambientes mais ventilados e abertura para diálogo.
MENOPAUSA
Maíra Santos explica que a menopausa é uma fase natural da vida da mulher, marcada pelo fim dos ciclos menstruais. Ela ocorre porque os ovários deixam de produzir dois hormônios essenciais: o estrogênio e a progesterona. Isso, normalmente, acontece entre os 45 e 55 anos, sendo a média aos 51 anos. Mas, segundo ela, a menopausa não acontece de uma hora para outra: é um processo de transição que pode durar anos, chamado climatério.
“Durante esse período, o corpo passa por muitas mudanças, e algumas mulheres podem apresentar sintomas que interferem na qualidade de vida e até no desempenho profissional. A boa notícia é que existem tratamentos e orientações que ajudam muito”, conta.
Nem todas as mulheres têm sintomas, mas muitas passam por situações como:
“Esses sintomas variam em intensidade e duração, e algumas mulheres sentem mais impactos do que outras. Eles podem começar anos antes da última menstruação, fase chamada perimenopausa, e durar por algum tempo depois dela”.
Maíra Santos apresenta orientações para quem se encontra na situação e para quem faz parte do convívio no ambiente de trabalho.
ORIENTAÇÕES PARA SERVIDORAS
ORIENTAÇÕES PARA COLEGAS
ORIENTAÇÕES PARA CHEFES
TRATAMENTO
A médica Maíra Santos diz que existe tratamento e que é individualizado. Segundo ela, pode incluir:
“É possível atravessar essa fase com saúde, dignidade e qualidade de vida”, finaliza Maíra Santos.
As informações transmitidas pela médica foram adaptadas de UpToDate®, plataforma de apoio à decisão clínica. Acesso em maio de 2025.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024