Nesta segunda-feira (27/1), o coordenador do Comitê de Acompanhamento da Política de Atenção à Pessoa Idosa do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Jorge Rachid, reuniu-se com o presidente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Cemulher), desembargador Cleones Seabra Cunha, para discutir a colaboração entre as iniciativas do Judiciário no combate à violência no Estado.
Durante o encontro, foram debatidas as especificidades nos casos de violência contra a pessoa idosa e contra a mulher, e as ferramentas que podem ser adotadas para combater o problema. “O nosso interesse é de que se dê espaço, se dê olhos para essa situação que é emergencial, tanto quanto a violência contra a mulher”, frisou o desembargador Jorge Rachid.
Implementado recentemente, o Comitê de Acompanhamento da Política de Atenção à Pessoa Idosa tem iniciado suas ações com debates sobre direito à saúde, respeito à dignidade, garantia de tratamento respeitoso, prioridade no atendimento, direito à moradia, entre outros. Agora, a discussão acontece em torno das possíveis adequações de medidas já utilizadas no combate à violência contra a mulher, como o apoio dos Pontos de Inclusão Digital, as Medidas Protetivas On-line e a Patrulha Maria da Penha, para a política de atenção à pessoa idosa.
Desembargadores Cleones Cunha e Jorge Rachid discutem parcerias entre coordenadoria e comitê
O presidente da Cemulher, desembargador Cleones Cunha, demonstrou interesse em atuar colaborativamente com o Comitê, não somente durante o início de suas atividades, mas por meio de parcerias permanentes. No final da reunião, foi definida uma agenda de trabalho a ser desenvolvida.
Também estiveram presentes, o assessor da Cemulher, juiz Pedro Pascoal; o coordenador administrativo da Cemulher, servidor Arthur Darub; o membro do Comitê de Acompanhamento da Política de Atenção à Pessoa Idosa do TJMA, Ariston Apoliano; e o assessor-chefe da Assessoria de Comunicação da Presidência do TJMA, Paulo Falcão.
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023