Nesta quinta-feira (23/01), a Diretoria Administrativa do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) recebeu visita de representantes do Ministério Público do Maranhão (MPMA) com o objetivo de apresentar o novo modelo de gestão de materiais de consumo do Judiciário maranhense, o Almoxarifado Virtual. A reunião ocorreu no Centro Administrativo do TJ, localizado na Rua do Egito, no Centro de São Luís.
O projeto, implementado pela Diretoria Administrativa do TJMA, por meio da Coordenadoria de Material e Patrimônio e das Divisões de Administração de Material e de Administração Patrimonial, reforça o compromisso do Judiciário com a modernização administrativa e otimização da gestão de materiais em termos de economia, sustentabilidade e desburocratização.
O chefe da Divisão de Administração de Material, Wendell Ribeiro, descreveu o processo de implementação do Almoxarifado Virtual, desde a avaliação e diagnóstico das dificuldades apresentadas pelo sistema centralizado de gestão de materiais adotado anteriormente pelo Judiciário maranhense, até a logística de funcionamento da ferramenta.
Segundo os dados levantados, o alto custo de transação, extrema burocratização, baixa eficiência operacional poderia ser solucionada a partir da terceirização completa do processo de gestão de materiais, por meio do Almoxarifado Virtual. A ferramenta simplifica a logística e promove uma gestão ágil e transparente dos suprimentos, permitindo a aquisição de materiais sob demanda e entregues diretamente à unidade solicitante.
Durante o encontro, também foram apresentados fatores relacionados ao funcionamento da diretoria, a trilha de contratações, capacitação das unidades, desenvolvimento de competências e plano de sustentabilidade adotados pelo Judiciário maranhense.
Para o diretor administrativo do TJMA, Rodrigo Valente, o momento foi fundamental para garantir a troca de experiências e fortalecer a cooperação entre os órgãos de Justiça. “Aproveitamos a oportunidade para trocar experiências de demandas entre o Tribunal e o Ministério Público, como o desenvolvimento de políticas de compras compartilhadas. Ambos os órgãos podem ter ganhos com uma parceria, principalmente na área de contratação”, frisou.
O diretor-geral da Procuradoria-Geral da Justiça, Paulo Arrais, após apresentação, definiu a ferramenta como um serviço de negócio com potencial de crescimento, bem como reconheceu a experiência positiva do Tribunal de Justiça do Maranhão com o Almoxarifado Virtual.
Também participaram da reunião, a coordenadora de Material e Patrimônio, Fernanda Lindoso; a coordenadora de Administração do Ministério Público do Maranhão, Roseane Brandão; o assessor da Diretoria, Felipe Carvalho ; e o responsável pelo almoxarifado do MPMA, Alexandre de Araújo.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024