Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA apresenta novo modelo de gestão de materiais ao Ministério Público

O Almoxarifado Virtual já atua na modernização administrativa e otimização da gestão de materiais desde sua total implementação em setembro de 2024

Publicado em 24 de Jan de 2025, 9h00. Atualizado em 24 de Jan de 2025, 11h15
Por Letícia Araújo

Nesta quinta-feira (23/01), a Diretoria Administrativa do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) recebeu visita de representantes do Ministério Público do Maranhão (MPMA) com o objetivo de apresentar o novo modelo de gestão de materiais de consumo do Judiciário maranhense, o Almoxarifado Virtual. A reunião ocorreu no Centro Administrativo do TJ, localizado na Rua do Egito, no Centro de São Luís.

O projeto, implementado pela Diretoria Administrativa do TJMA, por meio da Coordenadoria de Material e Patrimônio e das Divisões de Administração de Material e de Administração Patrimonial, reforça o compromisso do Judiciário com a modernização administrativa e otimização da gestão de materiais em termos de economia, sustentabilidade e desburocratização.

O chefe da Divisão de Administração de Material, Wendell Ribeiro, descreveu o processo de implementação do Almoxarifado Virtual, desde a avaliação e diagnóstico das dificuldades apresentadas pelo sistema centralizado de gestão de materiais adotado anteriormente pelo Judiciário maranhense, até a logística de funcionamento da ferramenta.

Segundo os dados levantados, o alto custo de transação, extrema burocratização, baixa eficiência operacional poderia ser solucionada a partir da terceirização completa do processo de gestão de materiais, por meio do Almoxarifado Virtual. A ferramenta simplifica a logística e promove uma gestão ágil e transparente dos suprimentos, permitindo a aquisição de materiais sob demanda e entregues diretamente à unidade solicitante.

Durante o encontro, também foram apresentados fatores relacionados ao funcionamento da diretoria, a trilha de contratações, capacitação das unidades, desenvolvimento de competências e plano de sustentabilidade adotados pelo Judiciário maranhense.

Para o diretor administrativo do TJMA, Rodrigo Valente, o momento foi fundamental para garantir a troca de experiências e fortalecer a cooperação entre os órgãos de Justiça. “Aproveitamos a oportunidade para trocar experiências de demandas entre o Tribunal e o Ministério Público, como o desenvolvimento de políticas de compras compartilhadas. Ambos os órgãos podem ter ganhos com uma parceria, principalmente na área de contratação”, frisou.

O diretor-geral da Procuradoria-Geral da Justiça, Paulo Arrais, após apresentação, definiu a ferramenta como um serviço de negócio com potencial de crescimento, bem como reconheceu a experiência positiva do Tribunal de Justiça do Maranhão com o Almoxarifado Virtual.

Também participaram da reunião, a coordenadora de Material e Patrimônio, Fernanda Lindoso; a coordenadora de Administração do Ministério Público do Maranhão, Roseane Brandão; o assessor da Diretoria, Felipe Carvalho ; e o responsável pelo almoxarifado do MPMA, Alexandre de Araújo.

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS