Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA conclui licitação para contratação do Almoxarifado Virtual

Ferramenta objetiva otimizar a gestão de recursos materiais no âmbito do Judiciário maranhense

01/04/2024
Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) concluiu o processo de licitação para a implantação do Almoxarifado Virtual, por meio de pregão eletrônico, objetivando otimizar a gestão de materiais no Judiciário com foco em inovação, economia, sustentabilidade e desburocratização. Com a publicação da Ata de Registro de Preço (ARP) ocorrida no último dia 12/3, a Divisão de Administração de Material do TJMA solicitou a contratação da empresa vencedora para prosseguir na efetivação do modelo de gestão. 

A implementação do Almoxarifado Virtual objetiva modernizar o gerenciamento de recursos materiais, oferecendo um sistema de pedidos on-line ágil e uma gestão de estoque mais eficiente. 

Além de simplificar o processo de aquisição de suprimentos, o sistema visa promover mais transparência nas operações, facilitando o acesso dos servidores e servidoras aos materiais necessários para a realização das atividades, garantindo a aderência às políticas de sustentabilidade e responsabilidade fiscal. “Não se trata apenas de um software novo, mas de um modelo estratégico com impacto em toda a cadeia de suprimentos”, explica a diretora Administrativa do TJMA, Keila Fonseca.

FUNCIONAMENTO

De forma semelhante às plataformas de comércio virtual, o Almoxarifado Virtual do TJMA permitirá melhor visualização de produtos nos pedidos de materiais de consumo, explica o Coordenador de Material e Patrimônio, Carlos Izoni. Ele acrescenta que os(as) servidores(as) autorizados(as) terão acesso a um catálogo eletrônico detalhado, com descrições precisas, imagens e especificações técnicas de cada item, facilitando a identificação e seleção dos produtos necessários.

O processo de pedido será simplificado e on-line, reduzindo os procedimentos internos necessários à aquisição de materiais, e permitindo que os(as) usuários(as) adicionem os itens à cesta, submetam os pedidos para aprovação e acompanhem o status de entrega, que será realizado pela empresa contratada, diretamente no endereço do requisitante.

IMPLANTAÇÃO

O chefe da Divisão de Administração de Material do TJMA, Wendell Ribeiro, informa que, com o contrato assinado, a implantação do Almoxarifado Virtual ocorrerá em três fases, começando pelas unidades judiciárias do interior do Estado. Todos os fóruns e juizados localizados nas 108 comarcas dos 12 polos judiciais serão imediatamente atendidos pelo Almoxarifado Virtual na primeira fase, incluindo os termos judiciários de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar.

Essa estratégia visa atender de forma mais rápida as unidades que enfrentam maiores desafios em tempo de entrega, reduzindo o período de espera atual de aproximadamente 2,5 meses, para menos de 30 dias.

Na segunda fase, serão incluídos todos os Juizados da capital do Estado, São Luís, e o Fórum Desembargador Sarney Costa (São Luís). Por fim, unidades localizadas no prédio sede do TJMA e demais centros administrativos passarão a ser atendidas exclusivamente pela ferramenta eletrônica.

PRIMEIRA FASE

De acordo com o planejamento traçado pela Divisão de Administração de Material, a partir do dia 1º/4 o setor realizará confirmação de dados com as unidades abrangidas na primeira fase da implantação, para estabelecer as configurações necessárias e autorizações de acesso ao sistema.

As unidades localizadas nas comarcas do interior do Estado deverão seguir as orientações de forma criteriosa, para que no início da execução do contrato já estejam aptas a realizarem suas demandas, uma vez que o atendimento na forma atual será integralmente substituído nessas unidades de maneira imediata.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS