Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário e parceiros instalam Unidade Interligada de Registro Civil em Santa Luzia do Paruá

A estrutura do serviço de emissão de certidões de nascimento foi ampliada para 123 postos avançados

Publicado em 21 de Ago de 2024, 12h30. Atualizado em 21 de Ago de 2024, 14h29
Por Helena Barbosa

A estrutura da rede de postos avançados de emissão de certidões de nascimento no Maranhão foi ampliada nesta quarta-feira, 21/8, às 9h, com a entrega da Unidade Interligada de Registro Civil (UI), instalada no prédio do Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá.

Com essa ação, o Judiciário coloca à disposição da população um posto avançado de registro civil, com equipamentos de informática, móveis e funcionários, que funciona interligado ao cartório do 2º Ofício de Santa Luzia, pela rede mundial de computadores. Essa unidade passa a efetuar o registro civil e a emitir a Certidão de Nascimento aos pais das crianças nascidas no Hospital de Santa Luzia do Paruá, no momento da alta hospitalar.

Essa ação faz parte da Política de Erradicação do Sub-registro no país, articulada entre a União, Estados e Municípios, com apoio de parceiros institucionais, para reduzir o índice da falta do registro civil de nascimento atualmente de 3,3% entre os maranhenses.

CIDADANIA

A juíza Jaqueline Reis Caracas, coordenadora do Núcleo de Registro Civil e Acesso à Documentação Básica (NRC) presidiu a cerimônia de instalação e entrega dos serviços da UI na comunidade, em cerimônia virtual, com a presença de autoridades locais.

Participaram da cerimônia, o prefeito Antônio Vilson Marreiros Ferraz; o registrador João Gusmão Netto, vice-presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Maranhão (ARPEN) e membro do NRC/COGEX; a tabeliã do 2º Ofício de Santa Luzia, Eliane Delmondes de Sousa; e o diretor do hospital regional, Gonçalo Profiro de Sousa Neto.

A juíza coordenadora informou que cada uma das unidades interligadas é fundamental para consolidar o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Registro Civil da Corregedoria do Foro Extrajudicial, para levar cidadania a todos os municípios do Maranhão, por meio do acesso à documentação básica.

“Sempre que um bebê já sai registrado da maternidade, estamos garantindo que ele possa, desde logo, exercer seus direitos fundamentais. E ainda contribuímos para reduzir os percentuais de sub-registro. Quanto mais bebês registrados, mais rápido venceremos esse desafio”, declarou a juíza Jaqueline Caracas.

COMPROMISSO 

Essa ação faz parte do Compromisso pela Erradicação do Sub-registro no país, articulado entre a União, Estados e Municípios, com apoio dos parceiros institucionais, para reduzir o índice da falta do registro civil de nascimento entre a população maranhense, atualmente de 3,3%.

A instalação de Unidades Interligadas é vista como um dos principais instrumentos de execução da política de eliminação do sub-registro, que viabiliza uma estrutura acessível, enxuta e eficiente para garantir à população o acesso ao registro civil, sendo gratuita a emissão da primeira via da Certidão de Nascimento.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
asscom-cogex@tjma.jus.br

 

 

GALERIA DE FOTOS