Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Comissão de Segurança Institucional entrega certificados de treinamento de defesa pessoal

Os instrutores do treinamento reuniram-se com o presidente da Comissão de Segurança do TJMA

Publicado em 8 de Ago de 2024, 13h08. Atualizado em 9 de Ago de 2024, 16h08
Por Orquídea Santos

Na manhã desta quinta-feira (8/8), o presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Maranhão  (CPSI/TJMA), desembargador Sebastião Bonfim, entregou certificados de agradecimento aos instrutores que ministraram o 2º Treinamento nível 01 de Segurança de Dignitários e Tiro Tático, realizado nos dias 30 e 31/7 e 1º/8, no Batalhão de Operações Especiais, voltado a militares que atuam no Poder Judiciário. 

O desembargador Sebastião Bonfim disse que o objetivo é melhorar a segurança de magistrados e magistradas e equipes do Tribunal de Justiça do Maranhão. “O nosso Tribunal de Justiça melhorou substancialmente a sua forma de ver segurança, a polícia, e a sociedade. Queremos com toda a nossa equipe de oficiais superiores, fazer um trabalho que venha a dignificar a segurança, não só do Estado do Maranhão, mas a segurança do Poder Judiciário do Maranhão”, concluiu.

O evento foi ministrado por Daniel Zabara (Oficial da ONU, líder de equipe na ativa), Cap. PM Emmy (Oficial da PMMA com experiência em Missões de Paz), Cap PM F. Lima, PMMA (BOPE), Sgt PM Valdir Rodrigues (pioneiro das Operações Especiais no Maranhão), Sgt PM Phelipe e Cosariano (BOPE).

Um dos instrutores, Daniel Zabara, é um dos maiores especialistas do mundo em segurança de autoridades, com experiência no Afeganistão e outros países do Oriente Médio, com quase 30 anos de experiência, integrante das forças especiais da Romênia, com notório conhecimento. “Eu vim aqui primeiro para tentar implementar um tipo de treinamento com o meu colega, capitão F. Lima, um curso piloto de segurança de autoridades que foi muito bom por conta do nível dos policiais envolvidos e o desejo deles de aprender. Foi bem mais fácil para implementar as novas técnicas que já são comprovadas no ambiente exterior”, pontuou.

O capitão F. Lima, um dos pioneiros de batalha de operações especiais, falou que o trabalho foi executado com maestria, conduzido pelo coordenador, o oficial da ONU, Daniel Zabara, que atingiu bons objetivos, conforme feedback dos próprios alunos. “Geralmente, equipes de segurança são compostas por quatro operadores, e nós tivemos o desafio de treinar dois pela realidade fática que eles enfrentam no seu cotidiano. Foi uma consultoria focada para os operadores do Tribunal de Justiça do Maranhão”, finalizou.

Participaram da solenidade de entrega de certificados, a diretora de Segurança Institucional e Gabinete Militar, coronel PM Claridelma Mesquita e a chefe da Divisão de Proteção ao Magistrado, major Jéssica Lobo.

Veja mais fotos de Ribamar Pinheiro no flickr


Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026

GALERIA DE FOTOS