Durante a 20ª edição da Agrobalsas, realizada de 13 a 18 de maio, na Fazenda Sol Nascente, no município de Balsas, o Poder Judiciário participou por meio da realização de casamento comunitário, atendimentos do projeto Conciliação Itinerante e do Seminário “Justiça, Sociedade e Desenvolvimento Econômico”. O evento foi aberto pelo presidente do Tribunal de Justiça (TJMA), desembargador Froz Sobrinho.
Abordando a relação entre o sistema de justiça e o desenvolvimento econômico, o Seminário foi promovido pela FAPCEN, através da Plataforma Feminina AMAO, juntamente com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA) e o Centro Universitário UNIBALSAS.
A desembargadora Sonia Amaral, diretora da Escola Superior da Magistratura (Esmam), ministrou palestra, com participação do juiz titular da 1ª vara de Balsas, Haniel Sostenis, sobre o papel da justiça no desenvolvimento econômico, destacando a importância da eficiência, transparência e imparcialidade do sistema judiciário para fomentar um ambiente propício aos investimentos, ao empreendedorismo e à justiça social.
JUSTIÇA SOLIDÁRIA
O stand do TJMA na AgroBalsas também funcionou como ponto de coleta para doações para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.
O posto de coleta arrecadou roupas, calçados e água mineral para serem encaminhadas para o Estado.
Como parte da campanha, a 4ª vara da comarca de Balsas, titularizada pelo juiz Douglas Lima da Guia, realizou mutirão de audiências de acordo de não-persecução penal, em parceria com a 4ª Promotoria de Balsas, Defensoria Pública e OAB, que arrecadou R$13.924,00, para compra de cestas básicas em benefício das vítimas dos eventos climáticos.
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023