Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário e município entregam títulos de propriedade em Açailândia

Primeira fase de regularização fundiária alcança os moradores do bairro Brasil Novo

Publicado em 13 de Mai de 2024, 10h55. Atualizado em 13 de Mai de 2024, 15h35
Por Márcio Rodrigo

O programa “Registro Para Todos” do Poder Judiciário do Maranhão entregou na última sexta-feira (10/5), títulos de propriedade de imóveis a 20 famílias do bairro Brasil Novo, em Açailândia. A solenidade contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho, e concluiu a primeira fase da parceria de Regularização Fundiária Urbana e Rural (REURB) com a prefeitura de Açailândia e Cartório do 1º Ofício Extrajudicial do município.

A iniciativa garante segurança jurídica e dignidade para as famílias que residem nessa consolidação urbana fundada às margens da BR 222, há 33 anos. Para Jucileide Passos, moradora da área desde 1998, o título representa um sonho que se tornou realidade 26 anos após chegar ao Brasil Novo. “Agradeço a todas as instituições que se empenharam em transformar esse registro de propriedade em realidade”, disse a moradora.

O presidente do TJ ressaltou que a concretização do título de propriedade de imóvel é resultado de um trabalho de “várias mãos parceiras” que vai do Judiciário, alcança o município, cartório extrajudicial até chegar à população, que passa a ressignificar a sua relação com o imóvel, gerando e aprofundando o sentimento de pertencimento. “Mais que isso, tem a capacidade de mudar, para melhor, a vida das pessoas, com diversas possibilidades econômicas aos moradores, e o incremento, pelos municípios e Estado, de programas de infraestrutura nos bairros regularizados, ou seja, todos ganham”, avaliou Froz Sobrinho.

Presidente Froz Sobrinho ressalta, ao público, a importância do título de propriedade do imóvel

O juiz Alessandro Arrais Pereira, titular da 2ª Vara da Família e representando a Diretoria do Fórum de Açailândia, ressaltou a importância dos títulos de propriedade para as pessoas, e elogiou o trabalho desenvolvido pelo desembargador Froz Sobrinho, desde a época em que era corregedor-geral, promovendo a aproximação do Judiciário com a população nas cidades do Maranhão. “Hoje é momento de reconhecer e agradecer, obrigado presidente!”, finalizou o magistrado.

Falando em nome do município, o procurador-geral de Açailândia, advogado Renan Sorvos, relembrou o dia em que esteve em São Luís, ao lado do prefeito Aluisio Sousa, para assinar o termo de cooperação que deu a largada para a realização do projeto de regularização fundiária. “É o segundo documento mais importante na vida do cidadão, que passa a ser o legítimo dono com tudo registrado em cartório, por isso, agradecemos essa parceria de sucesso em favor da população açailandense”, frisou.

Participaram da solenidade, o juiz assessor de Relações Institucionais do TJ, Douglas Lima da Guia; o juiz da Vara da Fazenda Pública de Açailândia, Paulo do Nascimento Júnior; a juíza da 1ª Vara Cível de Açailândia, Vanessa Machado Lordão; o prefeito de Açailândia, Aluisio Sousa; a tabeliã do 1º Ofício Extrajudicial, Maria Ester Sampaio; o tabelião do 2º Ofício Extrajudicial, Devanir Garcia; o presidente da OAB Subseção Açailândia, advogado Filipe de Andrade; o vereador Cleones Matos; o superintendente de Regularização Fundiária de Açailândia, José de Ribamar; a servidora do Núcleo de Governaça Fundiária do TJ, Lara Portilho; além de moradores da comunidade Brasil Novo.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS