Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário lança e-book "Diversidade e Antidiscriminação: Uma discussão necessária"

O evento de lançamento aconteceu na sexta-feira (1º/3), às 17h, na Universidade Ceuma (Renascença), no auditório Expedito Bacelar

04/03/2024
Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Comitê de Diversidade, realizou o lançamento do E-book "Diversidade e Antidiscriminação: Uma discussão necessária”. O evento de lançamento aconteceu na sexta-feira (1º/3), na Universidade Ceuma(Renascença), no auditório Expedito Bacelar. 

A cerimônia contou com a participação da coordenadora adjunta do Comitê de Diversidade, juíza Elaile Carvalho; do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito e Afirmação de Vulneráveis (Mestrado Profissional em Direito) da Universidade Ceuma, Thiago Allisson Cardoso de Jesus; do mestre em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, Ítalo Viegas Silva; da analista judiciária do TJMA e mestranda em Ciências Sociais pela PUCMINAS, Amanda Rolim e demais autores de artigos e estudantes da Universidade Ceuma. 

Para a juíza Elaile, a discussão sobre diversidade e antidiscriminação é muito necessária para a sociedade e o e-book pode agregar em discussões muito importantes para levar dignidade e respeito às pessoas que lutam contra a discriminação. “ É importante tratar todas as pessoas com respeito e dignidade segundo sua peculiaridade, respeitando a diversidade de cada um”, afirmou. 

Além disso, a magistrada ainda destacou a parceria do TJMA com a Universidade Ceuma  nessa edição do e-book. A publicação com 32 artigos que abrangem temáticas de combate à discriminação e preconceito é coordenada pelo Comitê de Diversidade do TJMA com a parceria da Escola da Magistratura do Maranhão (Esmam), por meio do selo editorial Edições da Escola.

Já o professor Thiago Allisson, destaca que o e-book é fruto de uma intensa mobilização de alguns meses e que a iniciativa foi necessária para abrir a pauta humanitária, escrevendo sobre temas sensíveis que estejam comprometidos com a agenda 2030 da ONU e com a afirmação de direitos humanos. “ Então,  nós temos aqui neste e-book nove autores que são da Universidade CEUMA e isso, portanto, totaliza um pouco mais de 10 textos. Envolvendo mestrandos e mestrandas, docentes, alunos da iniciação científica, inclusive financiados pela FAPEMA, e que de uma maneira muito encorpada e muito densa geram produções que agora vai impactar literatura e sobretudo, as nossas vidas porque nós estamos também fomentando cidadania, capacitação técnica e sensível naquilo que é também o nosso escopo como universidade e como Instituição”, disse. 

imagem retrata um evento em um auditório. Aqui estão os detalhes:

Pessoas sentadas: Várias pessoas estão sentadas em cadeiras verdes alinhadas em fileiras. 
Ambiente: A imagem é tirada dentro de um espaço interior,  auditório.
Vestimenta: Algumas pessoas estão vestidas formalmente, indicando um evento profissional ou oficial.
Corredor marcado: Há um corredor no chão marcado com fita azul clara, separando as fileiras de cadeiras.

Ainda participaram da cerimônia os autores, Amanda Rolim e Italo Viegas, que, na ocasião expuseram seus artigos com os seguintes temas, respectivamente: (NÃO) JOGA PEDRA NA GENI: uma análise sociojurídica sobre a necessidade de tipificação do crime de transfeminicídio no Brasil; OCULTAMENTO DA BRANQUITUDE NO PODER JUDICIÁRIO: análise preliminar de julgamentos de crimes de injúria racial e racismo. 

E-book "Diversidade e Antidiscriminação: uma discussão necessária"

Álbum completo do evento de lançamento - Josy Lord

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4300

 

GALERIA DE FOTOS