Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Laboratório de Inovação do TJMA apresenta relatório de atividades

ToadaLab promoveu ações e capacitações na área de inovação

18/01/2024
Ascom/TJMA

O Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Maranhão (ToadaLab), coordenado pelo juiz Ferdinando Serejo, apresentou à Presidência o relatório das atividades desenvolvidas durante o segundo semestre de 2023, ações que buscam fortalecer a cultura da inovação no âmbito do Poder Judiciário estadual.

No período, representantes do Laboratório participaram de eventos nacionais de inovação, como o 3º Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (FestLabs); o 7º Expojud e a 4ª edição do Prêmio de Inovação do J.Ex, no qual o coordenador do ToadaLab foi um dos finalistas na categoria "Executivo de Inovação".

Durante o Fest Labs, o juiz Ferdinando Serejo e o assessor de automação Pedro Dantas ministraram a oficina "O Uso do Asana e do ChatGPT na Otimização das Rotinas de Trabalho". 

Na Expojud, o juiz foi moderador no painel “Impacto da infraestrutura tecnológica no avanço da Justiça” e, no estande de exposições, o ToadaLab apresentou os robôs Clóvis e Judith como práticas inovadoras da justiça maranhense.

O Laboratório também promoveu ações de capacitação, com duas edições da oficina de ChatGPT, para magistrados, magistradas, servidores e servidoras; duas edições da roda de conversa Toada Talk, além de workshop e de gestão ágil e continuidade dos cursos e oficinas da Trilha de Inovação.

O robô Mário Lúcio, que faz a distribuição de mandados na Central de Mandados da capital, também foi entregue no período, com a capacitação dos(as) servidores(as), cumprindo integralmente a meta 9 do CNJ para o ano de 2023.

Em novembro, o ToadaLab coordenou, 1º Encontro Estadual de Inovação do Ecossistema Público, em parceria com o Judiciário Exponencial, evento que teve como propósito principal capacitar e impulsionar o panorama judicial por meio da discussão e compartilhamento de soluções inovadoras.

A programação contou com apresentação do Toada Lab e da Rede de Inovação do Maranhão; com a palestra sobre "Provas Digitais no Judiciário: da Ata Notarial à Era Blockchain", ministrada pelo juiz Thiago Aleluia; apresentação de Frederico  Wellington Silveira Soares sobre os desafios e oportunidades da gestão eficiente de dados; workshop sobre "Processo Criativo e ChatGPT na prática", liderado por David Montalvão Júnior, que enfatizou a importância da inteligência artificial de forma consciente, responsável e ética. 

ACESSE AQUI O RELATÓRIO COMPLETO

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS