Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Saúde no Judiciário explica o que é a síndrome do coração festeiro

Léa Coutinho, da Divisão Médica do TJMA, explica que, apesar de o nome parecer indicar algo positivo, é preciso cuidado com os excessos de fim de ano

11/12/2023
Ascom/TJMA

O que é a síndrome do coração festeiro? Na campanha Saúde no Judiciário desta semana, Léa Coutinho, da Divisão Médica do Tribunal de Justiça do Maranhão, conta que já é bem descrito que o pico anual de incidência de infarto agudo do miocárdio coincide com os feriados de fim de ano, sendo o dia de maior incidência a véspera de Natal. Segundo os dados estatísticos, em 24 de dezembro há um risco 37% maior de Infarto do que em outros períodos do ano.

“O nome parece indicar algo positivo. Afinal, a festa está associada ao descanso, às celebrações e, inclusive, à felicidade. Mas, neste caso, nada mais longe da realidade. A chamada ‘síndrome do coração festeiro’ se refere ao aumento de problemas cardiovasculares após os feriados”, alerta Léa Coutinho.

A profissional diz que o termo foi cunhado em 1978 pelo pesquisador Philip Ettinger e sua equipe da CMDNJ – New Jersey Medical School (EUA) quando, depois de estudar 32 internações em hospitais distintos, eles perceberam que, depois de uma série de dias livres, aumentava a quantidade de pacientes que chegavam com problemas cardiovasculares ao médico ou médica.

“As causas para tal fenômeno são: o aumento do consumo de álcool durante as festas, estresse, abuso de alimentos gordurosos e refeições pesadas”, aponta a médica clínica.

A também cardiologista acrescenta que, além do aumento no número de infartos, outra situação chamada de síndrome do “coração de férias” é caracterizada por arritmias cardíacas, na maioria das vezes atrial, associadas a estados alcoólicos agudos. Foi chamada dessa maneira por Ettinger e colaboradores, que relataram uma maior incidência de arritmia atrial relacionada ao álcool durante os meses de dezembro e janeiro, e em finais de semana, atingindo picos às segundas-feiras – consistente com a observação clínica temporal entre a ingestão de álcool e vulnerabilidade à fibrilação atrial.

CHAVES

Léa Coutinho indica as chaves para prevenir a síndrome do coração festeiro:
− Evitar o consumo abrupto e excessivo de álcool;
− Não fumar;
− Evitar alimentos gordurosos e refeições pesadas;
− Praticar esporte e manter uma hidratação adequada;
 – Atenção com saúde mental. 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS