Poder Judiciário/Mídias/Notícias

ToadaLab participa de reunião do CNJ e apresenta Robô Mário Lúcio

O projeto foi criado pelo Judiciário maranhense a partir de uma solicitação da Central de Mandados de São Luís

09/11/2023
Ascom/TJMA

O Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), ToadaLab, participou de reunião promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para acompanhar os projetos da Meta 9 de 2023. Na ocasião, o ToadaLab apresentou a execução do projeto relativo à implementação do Robô Mário Lúcio na Central de Mandados em São Luís, que se encontra em fase final. O projeto foi criado pelo Judiciário maranhense a partir de uma solicitação da Central de Mandados de São Luís e o processo de desenvolvimento ocorreu ao longo de 9 meses. 

Um dos principais resultados observados durante a fase de teste do robô é a redução de servidores desempenhando o papel de distribuição dos Mandados, uma vez que o robô será capaz de realizar a mesma tarefa sozinho e em menos tempo. “Para fins de comparação, um servidor, segundo a Central de Mandados, leva em média 1 minuto e meio para distribuir um mandado, enquanto o Mário Lúcio consegue realizar esta tarefa em aproximadamente 35 segundos.”, detalha o assessor de Automação do ToadaLab, Pedro Victor. 

Ainda é estimado que o robô, quando estiver trabalhando em todas as áreas de jurisdição, abraçando a totalidade de mandados emitidos no dia, distribuindo 900 mandados por dia, finalizará seu trabalho em 08 horas e 45 minutos. Com isso, o (a) servidor(a) poderá realizar outras tarefas mais complexas e desafiadoras compreendidas em sua rotina de trabalho. 

Com a distribuição de mandados mais rápida, o trâmite processual poderá se tornar mais célere, o que garante ao cidadão maior agilidade no trâmite de seus processos. Além disso, a implantação do projeto implica em vantagem financeira, visto que o robô Mário Lúcio pode trabalhar o dia todo, sete dias por semana, sem nenhum custo real do TJMA.

META 9

A Meta Nacional nº. 9 de 2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que consiste em estimular a inovação no Poder Judiciário e visa a implantação, no ano de 2023, de um projeto oriundo do laboratório de inovação, com avaliação de benefícios à sociedade e relacionado à Agenda 2030 e, enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS