Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA promove ginástica laboral no Judiciário

A iniciativa visa promover a saúde e a qualidade de vida de magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as).

01/06/2023
Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) promove, semanalmente, o projeto “Ginástica Laboral no Judiciário”, em São Luís, com o intuito de promover a saúde e a qualidade de vida de magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as).

A iniciativa é organizada pela Diretoria de Recursos Humanos do TJMA, por meio da Coordenadoria de Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial.

A coordenadora de Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial do TJMA, Mariany Melo, explica que a iniciativa busca contribuir para a promoção da saúde e bem-estar, além da integração de todos e todas no ambiente de trabalho.

“A ginástica laboral é um conjunto de práticas físicas de curta duração, realizadas coletivamente, que trabalham a musculatura tensionada, em razão da jornada de trabalho, para a execução de suas atividades diárias e, consequentemente, melhoram a qualidade de vida e o desempenho funcional”, pontuou.

ATIVIDADES

As atividades de ginástica laboral são realizadas no prédio-sede do TJMA (Praça Dom Pedro II), nos Centros Administrativos (Rua do Egito e Alemanha) e no Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau), com programação semanal às segundas, terças, quartas e quintas, por demanda espontânea.

As aulas (com duração de 20 minutos) são conduzidas por profissionais qualificados, com formação em Educação Física e/ou Fisioterapia.

Durante o projeto, são realizadas diversas atividades, tais como alongamento coletivo, exercícios para melhorar a flexibilidade, avaliação postural e exercícios respiratórios.

Os profissionais desenvolvem as aulas, com foco na prevenção, controle e eliminação de riscos que favoreçam o surgimento de lesões por esforço repetitivo e doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho.

BENEFÍCIOS

Dentre os inúmeros benefícios da ginástica laboral, estão: melhoria da postura; diminuição da tensão muscular; diminuição do esforço na execução das tarefas diárias; redução da sensação de fadiga ao final da jornada; melhoria da circulação do sangue; diminuição do estresse; redução do número de atestados médicos; melhoria na qualidade de vida, dentre outros.
 
Confira, AQUI, a programação semanal.

 

Card colorido horizontal com fundo verde do projeto Bem-Estar no Judiciário. Para magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as). Ao lado esquerdo imagem de um homem alongando o braço. Acima, à direita, imagem de uma mulher sentada no chão meditando. Atrás dela, imagem de um cérebro amarelo, com roldanas interligadas a ele do lado de fora. Abaixo, o texto Ginástica Laboral dentro de uma moldura retangular, com imagem de uma prancheta ao lado. Abaixo, ao lado direito, imagem de um calendário com o texto ao lado: TJMA (prédio-sede), Centros Administrativos e Fórum de São Luís. No rodapé, logomarcas do TJMA, Diretoria de Recursos Humanos e Justiça de Proximidade.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4373

GALERIA DE FOTOS